Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1696
metadata.dc.type: TCC
Title: Imagem e representação da mulher em revistas femininas
Authors: Rego, Greice Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Diesel, Úrsula Betina
Abstract: Muitas mulheres sonham em ter corpos, rostos e cabelos perfeitos. Mas o que seria essa perfeição? O ideal construído pela sociedade contemporânea: mulheres jovens, bonitas, realizadas profissionalmente e em suas vidas pessoais. Nas revistas femininas encontramos uma proposta renovadora: moldar uma “nova mulher”, apoiada nos padrões pós-movimento feminista. Para isso, as revistas trazem, além de publicidade, reportagens, conselhos, dicas, receitas culinárias e de vida. No presente trabalho, pretende-se discutir o processo de construção da feminilidade por essas revistas, utilizando conceito de gênero e análise de discurso como referencial teórico. Esta monografia analisa três das principais revistas femininas do Brasil. O objetivo da análise é comparar as revistas Cláudia, Nova e TPM verificando periodicidade, público alvo, anunciantes e discurso desses veículos. Tratamos ainda de suas características em comum: mostram corpos e rostos perfeitos e soluções para diversos problemas do cotidiano; e estão presentes na maioria dos consultórios médicos, salões de beleza e gôndolas de super mercados. Cláudia e Nova foram escolhidas por estarem a muitos anos no mercado e continuarem tendo um grande número de publicações. Já TPM foi escolhida por ser uma revista nova em comparação as anteriores e trazer uma proposta, aparentemente, dita “diferente” das outras revistas femininas.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1696
Issue Date: Jan-2005
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20238847.pdf320.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.