Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1788
metadata.dc.type: Monografia
Title: É só isso que você quer: um carrinho, um patins, uma bola, um Play Station, uma mochila, um boneco do Batman, uma roupa do Power Rangers, um DVD e um relógio?
Authors: Alvarenga, Morgana Sousa
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal compreender se a publicidade televisiva influencia a decisão de compra da criança. A idéia foi entender como se dá a influência para perceber o que faz com que uma criança escolha um determinado produto em detrimento de outro. O caminho percorrido para compreender este ponto passou pala influência da publicidade televisiva e dos pontos de venda no pedido da criança, pelos estágios de desenvolvimento de Piaget, por como a criança adquire linguagem, como é socializada para o consumo e qual o papel que os pais têm em relação à socialização dos filhos. Depois disso, foi observado como as crianças agiam na Feira dos Importados, local escolhido por apresentar alta variedade de marcas e de produtos, pelas lojas serem bem próximas uma das outras, pelas crianças terem os brinquedos ao alcance das mãos e por apresentar preços mais baixos devido a não originalidade de alguns produtos. As observações foram confrontadas com a publicidade televisiva anunciada durante o programa Bom Dia e Companhia do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), escolhido por ser um programa voltado para crianças na TV aberta, por ter um tempo de duração maior do que os outros programas matinais voltados para este tipo de público (5 horas e 45 minutos) e por utilizar de premiação durante o programa para atrair o público alvo. Os resultados sugerem que não é só a publicidade televisiva que exerce influência sobre o pedido e a decisão de compra da criança, mas que também existem outros fatores que interferem nessa decisão, como o ponto de venda por exemplo. A fim de obter resultados mais significativos, em que se possa confirmar a ocorrência de um comportamento padrão por parte das crianças, sugere-se a continuação deste estudo analisando um número maior de sujeitos e mais de um programa voltado para crianças na TV aberta.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1788
Issue Date: Jan-2007
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20363647.pdf116.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.