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metadata.dc.type: TCC
Title: A poética da imagem de Yasujiro Ozu
Authors: Anno, Marcia Nagai
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Érico da
Abstract: Samuel Beckett analisou a obra de Marcel Proust a partir de três pontos: o tempo, o hábito e a memória. O hábito nos embrutece para que possamos suportar a dor de uma vida que se sabe finita, a memória recupera o passado de maneira seletiva, e “na melhor das hipóteses, tudo o que se der no tempo (todo produto do tempo), seja na arte ou na vida, só poderá ser possuído sucessivamente, por uma série de anexações parciais e nunca integralmente, de uma só vez” (BECKETT, 2003: 16). A obra do cineasta Yasujiro Ozu, paralelamente ao trabalho de Proust, também abordou a noção da atemporalidade. Os espaços descontínuos e autônomos, o vazio e o silêncio encontrados em seus filmes podem ser considerados situações óticas e sonoras puras de acordo com a teoria da imagem-tempo formulada por Gilles Deleuze. A presente monografia apresentará os resultados de um estudo que buscou apontar as características que levaram Deleuze a afirmar que Ozu foi um dos primeiros a fazer uso da imagem-tempo na sétima arte.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1822
Issue Date: Jan-2005
Appears in Collections:PUB - Graduação

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