Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1983
metadata.dc.type: TCC
Title: A criança e a mídia: uma evolução na programação de qualidade para o mundo infantil
Authors: Nogueira, Elisa Linhares
metadata.dc.contributor.advisor: Marlene, Flor
Abstract: Este trabalho argumenta a presença das mídias no cotidiano de crianças, ressaltando sobre a qualidade televisiva. Considerando as particularidades contextuais, o trabalho analisou os hábitos de consumo de mídia desses sujeitos – telespectadores mirins, as crianças -, e como pode a qualidade da programação televisiva influenciar em suas formações, tendo em vista que muitos são os estudos da relação violência no cotidiano (na sociedade) versus violência na programação televisiva infantil. O trabalho teve metodologia de estudo bibliográfico que, sob o enfoque de diversos autores, examinou a relação TV e criança, e, posteriormente, se discutiu algumas pesquisas realizadas até o momento sobre os possíveis efeitos da violência na TV no comportamento/desenvolvimento/formação da criança. Esse contexto permitiu identificar que é possível uma maior participação da criança na programação e produção dos programas infantis, e daí resultar em futuros programas mais adequados e qualitativos para estas crianças. O trabalho enfocou também, que a educação pode usar da programação televisa infantil sugerindo-se uma estratégia de ação caracterizada pela tematização pedagógica do assunto. Através do estudo foi possível constatar a necessidade de educar com e para a televisão, objetivando formar indivíduos mais críticos e reflexivos frente ao conteúdo apresentado pela TV brasileira.
Keywords: Televisão
Violência
Qualidade
Criança
Programação
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1983
Issue Date: Jul-2009
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20742392.pdf444.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.