Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2126
metadata.dc.type: TCC
Title: As mídias sociais e o telespectador: uma análise das transmissões da Copa do Brasil 2012 na ESPN Brasil
Authors: Cunha, Lucas Braga
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Carolina Assunção
Abstract: Esta pesquisa aborda a relação das mídias sociais com o telespectador durante uma partida de futebol a partir da união dos conceitos de estudo de caso com análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), Goode e Hatt (1952) e Junior (2005). Além de apresentar as facilidades que o público encontra nas mídias sociais, como a interatividade e a instantaneidade, segundo alguns autores. O crescimento no número de assinantes de televisão por assinatura no Brasil, o aumento de usuários com acesso a internet e o consumo de televisão por gênero, também são mostrados na pesquisa como justificativas para o estudo do perfil do telespectador que participa ao vivo de uma transmissão futebolística. Para análise foi escolhido um campeonato específico, a Copa do Brasil 2012, transmitida pela ESPN Brasil. Acompanhou-se a presença e o comportamento do torcedor nas mídias sociais durante as duas primeiras rodadas da competição. Foram feitas observações de como essas plataformas utilizadas pela emissora funcionam e análises quanto a relação dos assuntos abordados nesses espaços com a equipe de transmissão.
Keywords: Mídia social
Futebol
Copa do Brasil
ESPN Brasil
Televisão
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2126
Issue Date: 2012
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20871589.pdf536.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.