Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2301
metadata.dc.type: TCC
Title: Efeitos da tecnologia de informação na contabilidade: implantação de sistemas integrados de gestão empresarial–ERP
Authors: Batista Sobrinho, Edirson
metadata.dc.contributor.advisor: Arruda, João Alberto de
Abstract: Este trabalho monográfico tem como tema os efeitos da tecnologia de informação na Contabilidade: Implantação de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial – ERP (Enterprise Resource Planning). O objetivo geral é demonstrar os efeitos da tecnologia da informação na Contabilidade com a implantação de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial – ERP. O que o sistema permite a Contabilidade no sentido de fornecer informações importantes, precisas para tomada de decisões, através de informações encontradas num sistema integrado. Mostrar como a implantação do sistema ERP pode afetar a estrutura organizacional da empresa, identificando as mudanças relacionadas com a tecnologia, com a estrutura da empresa e no comportamento das pessoas que passaram a utilizar o sistema. Adicionalmente, também procurou-se identificar as expectativas da organização quando da opção pela implantação de um ERP, os benefícios obtidos com a implantação do ERP na organização. Para ajudar na análise dos objetivos do trabalho foi realizada uma pesquisa numa empresa do ramo de serviços de telecomunicações que atua no mercado brasileiro. Como metodologia de pesquisa optou-se por um estudo teórico empírico com análise conclusiva, realizado por meio de um questionário contendo questões relacionadas com as etapas no processo de implantação do sistema ERP, que teve a participação de usuários chaves da Controladoria, Contabilidade e da equipe de TI que participaram do projeto e com o gerente responsável pela implantação. Além da pesquisa, foi realizada uma análise da documentação interna do sistema ERP na empresa, utilizando-se ainda a experiência do pesquisador com o sistema, visto que este trabalha na referida empresa. As principais conclusões deste trabalho foram à necessidade de incorporação, por parte do SAP R/3, dos sistemas que ainda utilizam interfaces, dos vários sistemas empresariais ainda existentes e a implantação de uma ferramenta de DW associada ao SAP R/3, para a obtenção relatórios com as informações gerenciais.
Keywords: Contabilidade
Mudança organizacional
SAP R/3
ERP
metadata.dc.language: Português-BR
Citation: BATISTA SOBRINHO, Edirson. Efeitos da tecnologia de informação na contabilidade: implantação de sistemas integrados de gestão empresarial–ERP. 2007. 55 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2301
Issue Date: Jan-2007
Appears in Collections:CON - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20386876.pdf283.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.