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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2418
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bizerril, Marcelo Ximenes. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Zeitune, Alexandre David | - |
dc.contributor.author | Chagas, Alexandre Quesada Pinheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T14:26:58Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:41:18Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T14:26:58Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:41:18Z | - |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2418 | - |
dc.description.abstract | Desde os primórdios da existência do homem, este tendia a se organizar e interagir com o meio, de forma a obter uma garantia de sobrevivência. Com a evolução do Homo sapiens, estes começaram a adquirir novas habilidades, estes começaram a construir seus próprios artefatos, começando assim a conquista do planeta pelos homens. Para uma melhor organização e proteção, tanto de seu bando, quanto de seu alimento, inicia-se o processo de fixação, caracterizado por “civilização”. Dentro destas, o homem começa a estabelecer regras e normas para que possam viver em harmonia. Se antes o homem estabelecia condutas para instituir um modelo organizacional para apropriação dos recursos fornecidos pelo ambiente, hoje temos uma má distribuição dos bens sociais e da riqueza produzida, além de um difícil acesso aos recursos naturais. Estes fatores são comprometedores da organização social e da conduta de seus integrantes, em contraposição à má utilização e distribuição dos recursos fornecidos pela natureza. Daí surge, como forma de oposição a estes problemas, a Educação Ambiental. Esta educação vem como uma forma de preparar o indivíduo para a vida enquanto membro da biosfera, ensinando este a compreender, apreciar, saber lidar e manter os sistemas ambientais na sua totalidade, sendo estes requisitos básicos para resolução de problemas. Tendo em vista os grandes problemas ambientais existentes na Bioagri Laboratórios Ltda., o Diretor Geral da Bioagri Laboratórios Ltda., viu a necessidade da implementação de um projeto ambiental que minimizasse os impactos em sua empresa. Este projeto teve por objetivo geral, compreender a importância de um projeto de Educação Ambiental como instrumento de redução dos impactos ao meio ambiente, sensibilizando e preparando os funcionários da Bioagri Laboratórios Ltda. Após a elaboração inicial do projeto, aplicamos um primeiro questionário para avaliar a opinião geral dos funcionários quanto aos problemas ambientais 4 existentes na empresa. Obtivemos como resultado a “Falta de racionalização do uso da água” como o impacto mais grave da Bioagri. Após este resultado a administração da empresa forneceu o seguinte dado: a empresa estaria consumindo 128.000 litros de água por semana. Nos baseando no resultado obtido, elaboramos e distribuímos um segundo questionário para avaliar os funcionários em relação a qual setor estaria contribuindo mais para este problema ambiental, assim como a opinião dos mesmos quanto a necessidade de um projeto de Educação Ambiental para resolução dos problemas e qual seria o melhor método a ser seguido. Obtivemos como resultado o Biotério VI e IX referente ao teste de Cães. Foram marcados quatro (4) encontros com os funcionários dos respectivos Biotérios, para mostrar, conscientizar, sensibilizar e educar os mesmos quanto aos problemas ambientais. Ao final do projeto, o qual abrangia em primeira instância os Biotérios1 VI e IX, distribuímos um terceiro questionário para avaliarmos o desempenho do projeto no processo de educação dos participantes e se estes foram sensibilizados quanto ao problema “água” na Bioagri Laboratórios Ltda. Obtivemos cem por cento (100%) de aproveitamento com o projeto, ou seja, de acordo com as respostas obtidas, todos os funcionários acharam importante um projeto de Educação Ambiental para resolução dos problemas da empresa. REquisitando novamente à administração da empresa os dados referentes ao consumo semanal se água, obtivemos uma economia semanal de 33.000 litros de água. | - |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um programa de educação ambiental em uma empresa privada (Bioagri laboratórios ltda.) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2002 | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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