Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2591
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Toxicomania: perspectiva médica, jurídica e psicanalítica |
Authors: | Buzanelli, Fabiana Marcondes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Abel, Marcos Chedid |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a personalidade do dependente químico sob o enfoque da Psicanálise. Para tanto, apresentam-se diversas referências teóricas sobre o tema proposto, de modo a enriquecer o conhecimento e a compreensão a respeito do assunto. Ao longo da explanação, são abordados conceitos e teorias existentes acerca da dependência química, com o intuito de elucidar as expressões intimamente relacionadas à toxicomania. Assim, fica explícito, também, um estudo sobre as substâncias entorpecentes, isto é, as drogas que esses indivíduos têm o hábito de ingerir, no sentido de explicar a utilização e os efeitos físicos e psicológicos que tais substâncias causam nesses indivíduos. Foram também expostos os possíveis fatores que causam a vulnerabilidade para a dependência química no indivíduo e para formação de uma personalidade, com o objetivo de descrever os significados da droga para o mesmo, compreendendo os aspectos e as conseqüências vividas, sociais, jurídicas e psicológicas pelo indivíduo em sua relação com a droga. |
Keywords: | Dependência Droga Social Jurídico Psicológico |
Citation: | BUZANELLI, Fabiana Marcondes. Toxicomania: perspectiva médica, jurídica e psicanalítica. 2008. 58 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2591 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20326330.pdf | 245.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.