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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2610
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Medeiros, Carlos Augusto de | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Fabio Hernandez de | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-02-25T19:42:03Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:00Z | - |
dc.date.available | 2013-02-25T19:42:03Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2012-12 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2610 | - |
dc.description.abstract | O estabelecimento da correspondência verbal tem sido objeto de estudo de pesquisadores por algum tempo. A literatura aponta a punição como mais fácil e com efeitos mais imediatos do que o reforço no estabelecimento de comportamentos desejáveis, mas alerta para os efeitos colaterais negativos da punição. Devido a sua importância para muitos contextos, como a clínica psicoterápica, a presente pesquisa objetiva verificar se a correspondência verbal é mais provável reforçando-se positivamente relatos precisos ou punindo-se negativamente relatos imprecisos. Para isso, dezesseis participantes foram submetidos a um experimento que se tratou de uma situação lúdica computadorizada (jogo de cartas), no qual distorcer o relato poderia aumentar a probabilidade de se ganhar pontos. No entanto, estímulos reforçadores positivos e punidores negativos foram intermitentemente apresentados contingentes a relatos precisos e imprecisos, respectivamente, conforme a condição experimental. Os resultados permitiram fazer análises em relação à função discriminativa dos estímulos antecedentes para a correspondência verbal. Foi sugerido que determinados estímulos, como mandos e regras, podem alterar a probabilidade de emissões de relatos precisos. Efeitos relacionados à ordem de exposição às condições experimentais podem ter influenciado nos resultados, mas de uma maneira geral, as condições de reforçamento positivo e punição negativa produziram efeitos similares. Portanto, sugere-se que o reforço pode ser uma alternativa igualmente eficaz e com menos efeitos colaterais que a punição no estabelecimento da correspondência verbal. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-25T19:42:03Z No. of bitstreams: 1 20767620.pdf: 381059 bytes, checksum: 979b372ee3f90d0b33106f3453c1917a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-02-25T19:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20767620.pdf: 381059 bytes, checksum: 979b372ee3f90d0b33106f3453c1917a (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Correspondência verbal | pt_BR |
dc.subject | Reforço positivo | pt_BR |
dc.subject | Punição negativa | pt_BR |
dc.title | Contingências de reforçamento positivo e punição negativa na correspondência verbal | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-12 | en_US |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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