Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2612
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Metacognição em compra: um estudo entre cognição, emoção e (in)validação de pensamento |
Authors: | Sesana, Claudiana Jacobino Lima |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pérez-Nebra, Amalia Raquel |
Abstract: | O presente trabalho é um estudo exploratório sobre o processo metacognitivo de compra. Os experimentos em metacognição tipicamente têm induzido os processos por gatilhos internos. Esta pesquisa se propõe a outro tipo de indução, quando outras pessoas induzem o sujeito à metacognição. Utilizou-se como base de análise a interação entre as variáveis: cognição, emoção, validação de pensamentos e invalidação de pensamentos. Este trabalho foi composto por três estudos sequenciais. O Estudo 1 objetivou diferenciar categorias de produtos para os estudos subsequentes e identificou uma diferença marginalmente significativa de bem estar entre alimentação e eletrônicos. O Estudo 2 mapeou os pensamentos que validam ou invalidam, emotiva e cognitivamente a decisão no ato de escolha pela compra ou abandono de um produto. O Estudo 3, num delineamento fatorial de 2x2x2, testou as hipóteses de pesquisa resultantes dos Estudos 1 e 2. Os resultados apontam para invalidações cognitivas e/ou validações emotivas como responsáveis pela maior percepção de bem estar com a compra e com processo de compra. Discute-se sobre um provável perfil de consumidores que tendem a direcionar seu pensamento emotivamente, como também, pela possibilidade e se considerar o fator social neste posicionamento. |
Keywords: | Comportamento do consumidor Afeto Metacognição Validação de pensamento |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2612 |
Issue Date: | Dec-2012 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20821151.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.