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dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorMartins, Sara Alvespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:07Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:02Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:07Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:02Z-
dc.date.issued2009-06pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2619-
dc.description.abstractO presente estudo discute as implicações do psicodiagnóstico baseado no uso do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM – e propõe a análise funcional, baseada nos pressupostos do Behaviorismo Radical como solução aos problemas levantados. Para isso, contextualizam-se diferentes concepções de saúde e doença no curso da história, o surgimento da medicina, sua forma de atuação e sua influência na psicologia assim como as críticas dirigidas ao manual diagnóstico adotado pela psicologia. Faz-se um breve histórico da medicina na escola e a conseqüente medicalização do fracasso escolar assim como a problemática decorrente do uso do DSM neste ambiente. Em seguida, desfazem-se alguns mitos e equívocos a respeito do Behaviorismo Radical, apresentando suas idéias e ainda sua proposta de análise funcional e então, comparam-se os dois sistemas de investigação e intervenções comportamentais e as consequências de seu uso em escolas. Por fim, conclui-se que, mais importante que saber as topografias de um comportamento, é entender sua função e que uma forma mais prudente e eficaz de análise e intervenção do comportamento dito “problemático” em escolas, aponta para a análise funcional.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise funcional-
dc.subjectBehaviorismo radical-
dc.subjectDSM-
dc.titleAnálise funcional: uma alternativa ao diagnóstico tradicional no contexto escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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