Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2619
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Sara Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:07Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:02Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:07Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:02Z | - |
dc.date.issued | 2009-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2619 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo discute as implicações do psicodiagnóstico baseado no uso do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM – e propõe a análise funcional, baseada nos pressupostos do Behaviorismo Radical como solução aos problemas levantados. Para isso, contextualizam-se diferentes concepções de saúde e doença no curso da história, o surgimento da medicina, sua forma de atuação e sua influência na psicologia assim como as críticas dirigidas ao manual diagnóstico adotado pela psicologia. Faz-se um breve histórico da medicina na escola e a conseqüente medicalização do fracasso escolar assim como a problemática decorrente do uso do DSM neste ambiente. Em seguida, desfazem-se alguns mitos e equívocos a respeito do Behaviorismo Radical, apresentando suas idéias e ainda sua proposta de análise funcional e então, comparam-se os dois sistemas de investigação e intervenções comportamentais e as consequências de seu uso em escolas. Por fim, conclui-se que, mais importante que saber as topografias de um comportamento, é entender sua função e que uma forma mais prudente e eficaz de análise e intervenção do comportamento dito “problemático” em escolas, aponta para a análise funcional. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20361097.pdf.txt: 71699 bytes, checksum: 8dfd9c6bd11260a9f7ea3427d6fcd305 (MD5) 20361097.pdf: 173795 bytes, checksum: 497fc1651e0d1868e11df93770b49cd0 (MD5) Previous issue date: 2009-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Análise funcional | - |
dc.subject | Behaviorismo radical | - |
dc.subject | DSM | - |
dc.title | Análise funcional: uma alternativa ao diagnóstico tradicional no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2009-06 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20361097.pdf | 169.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.