Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2619
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Análise funcional: uma alternativa ao diagnóstico tradicional no contexto escolar |
Authors: | Martins, Sara Alves |
metadata.dc.contributor.advisor: | Flores, Eileen Pfeiffer |
Abstract: | O presente estudo discute as implicações do psicodiagnóstico baseado no uso do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM – e propõe a análise funcional, baseada nos pressupostos do Behaviorismo Radical como solução aos problemas levantados. Para isso, contextualizam-se diferentes concepções de saúde e doença no curso da história, o surgimento da medicina, sua forma de atuação e sua influência na psicologia assim como as críticas dirigidas ao manual diagnóstico adotado pela psicologia. Faz-se um breve histórico da medicina na escola e a conseqüente medicalização do fracasso escolar assim como a problemática decorrente do uso do DSM neste ambiente. Em seguida, desfazem-se alguns mitos e equívocos a respeito do Behaviorismo Radical, apresentando suas idéias e ainda sua proposta de análise funcional e então, comparam-se os dois sistemas de investigação e intervenções comportamentais e as consequências de seu uso em escolas. Por fim, conclui-se que, mais importante que saber as topografias de um comportamento, é entender sua função e que uma forma mais prudente e eficaz de análise e intervenção do comportamento dito “problemático” em escolas, aponta para a análise funcional. |
Keywords: | Análise funcional Behaviorismo radical DSM |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2619 |
Issue Date: | Jun-2009 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20361097.pdf | 169.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.