Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMori, Valeria Deusdarapt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo Junior, Flávio Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:09Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:02Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:09Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:02Z-
dc.date.issued2008-07pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIREDO JUNIOR, Flávio Lopes de O sentido subjetivo da experiência da performance de um músico erudito. 2007. 54 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2624-
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo considerar a experiência subjetiva da performance musical de um músico erudito a partir da pesquisa qualitativa no sentido de propor um diálogo teórico entre a Teoria da subjetividade que considera a subjetividade como categoria tanto da psicologia quanto de outras ciências antropossociais e que constitui um sistema de relação em que tomam as significações às diversas metáforas que são produzidas em outros campos da ciência, além de considerar a categoria sentido subjetivo uma expressão de possibilidades de forma integrativa entre organização e processualidade, e também como unidade emocional e simbólica; a Performance Musical se relaciona às práticas musicais do intérprete e é realizada através da notação musical em relação a partitura, sendo uma indicação do modo de tocar, uma representação da obra, um esboço da ideia musical; a Epistemologia Qualitativa proporcionou reflexões acerca do posicionamento do pesquisador acerca das possibilidades construtivo-interpretativo do conhecimento, principalmente em relação a construção da informação a partir das especulações em relação a construção de indicadores, idéias e reflexões sobre a performance. A metodologia utilizada foi de acordo com a epistemologia da pesquisa qualitativa e o instrumento foi a dinâmica conversacional que permitiu ao pesquisador refletir, questionar, posicionar-se de forma ativa no desenvolvimento das conversações. Nos resultados apresentados destacam-se à produção de indicadores sobre o sentido subjetivo da experiência da performance dentro de alguns aspectos tais como a ato de tocar, a flexibilidade da atuação, a construção de estratégias e os recursos criativos, as diferenças e as mudanças na atuação, a partitura, o processo de adaptação do grupo, a personalidade. Na conclusão, consideramos que o aspecto da afinação musical se apresenta como uma categoria relevante na produção da performance que se relaciona no processo de produção de sentido subjetivo do músico e dentre outras possibilidades que permitiram construir uma reflexão em relação à perspectiva teórica utilizada. Portanto, a categoria de sentido subjetivo permitiu produzir indicadores possíveis em relação à experiência da performance musical. Essa pesquisa é uma contribuição à psicologia da performance, considerando uma possibilidade de abertura à reflexão dos processos da subjetividade individual e social de músicos eruditos.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20361495.pdf.txt: 142171 bytes, checksum: b641627bbb1c09d50a757b9d70f1613c (MD5) 20361495.pdf: 408977 bytes, checksum: 0de32b792e61614a493ae7746671ac77 (MD5) Previous issue date: 2008-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSentido subjetivo-
dc.subjectExperiência-
dc.subjectPerformance musical-
dc.titleO sentido subjetivo da experiência da performance de um músico eruditopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-07pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20361495.pdf399.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.