Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2639
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Autismo infantil na perspectiva analítico comportamental |
Authors: | Martins, Elizângela Xavier |
metadata.dc.contributor.advisor: | Isidro-Marinho, Geison |
Abstract: | Esta monografia tem como objetivo tratar o Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), focando o Autismo Infantil (AI), seus conceitos e inferências com base na análise do comportamento. Com isso foi feita uma pesquisa bibliográfica para definir primeiramente o que é o Transtorno Global do Desenvolvimento e algumas das suas diferenças, em seguida será abordado o Autismo Infantil, definições, características comportamentais e diagnóstico. Além disso, serão abordadas algumas técnicas de intervenção, como o método TEACCH, o PECS e a ABA (Análise Comportamental Aplicada) e a característica principal que cada uma dessas técnicas apresenta. Por fim, será abordada a terapia comportamental como intervenção eficaz no tratamento do autismo. Tudo isso com o intuito de levar tanto profissionais como aos leigos a refletirem a tamanha necessidade de se buscar um conhecimento mais profundo sobre estes transtornos, assim possibilitando a criança autista e outras que apresentem diversos transtornos uma melhor qualidade de vida e uma ajuda mais eficaz no seu desenvolvimento. |
Citation: | MARTINS, Elizângela Xavier. Autismo infantil na perspectiva analítico comportamental. 2005. 37 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2639 |
Issue Date: | Nov-2005 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20388005.pdf | 164.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.