Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2641
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schneider, Ciomara | pt_BR |
dc.contributor.author | Figueiredo, Camila Diniz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:12Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:05Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:12Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:05Z | - |
dc.date.issued | 2008-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2641 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade conhecer o brincar como contribuição ao desenvolvimento infantil no contexto escolar. Como ponto de partida, faz-se um breve histórico sobre o surgimento do conceito de infância. Analisa-se também a relação do brincar com o desenvolvimento infantil de acordo com diferentes autores clássicos como Vigotski, Henri Wallon, Jean Piaget, Anna Freud, Winnicott e Melanie Klein. Logo em seguida, refletese sobre a importância do uso de atividades lúdicas no ambiente escolar, onde é sintetizada a relação entre a criança e o brincar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa cujo procedimento de coleta de dados envolveu a entrevista com duas profissionais de uma determinada escola do Distrito Federal. Participaram da pesquisa uma psicóloga escolar e uma educadora da pré- escola com o intuito de verificar seus conhecimentos acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil em seu ambiente de trabalho. Um dos pontos importantes foi confrontar a fundamentação teórica com o discurso dos participantes no cotidiano que estão envolvidos. E por fim, faz-se uma análise dos dados obtidos com as concepções dessas profissionais acerca da importância do brincar no contexto escolar. Os resultados demonstraram e pode-se concluir que é possível incluir o lúdico na educação infantil para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e, conseqüentemente, promover o desenvolvimento infantil, além de aprimorar e enriquecer a personalidade da criança pela prática adequada de jogos e brinquedos. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20409712.pdf.txt: 179814 bytes, checksum: 7c1d060333442c764c7cd21cd839d0b0 (MD5) 20409712.pdf: 597115 bytes, checksum: 770cf6d416ed586d318fa62160f1bc27 (MD5) Previous issue date: 2008-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
dc.subject | Brincar | - |
dc.subject | Aprendizagem | - |
dc.title | A importância do brincar para o desenvolvimento infantil no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2008-12 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20409712.pdf | 583.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.