Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSchneider, Ciomarapt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Camila Dinizpt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:12Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:05Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:12Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:05Z-
dc.date.issued2008-12pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2641-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade conhecer o brincar como contribuição ao desenvolvimento infantil no contexto escolar. Como ponto de partida, faz-se um breve histórico sobre o surgimento do conceito de infância. Analisa-se também a relação do brincar com o desenvolvimento infantil de acordo com diferentes autores clássicos como Vigotski, Henri Wallon, Jean Piaget, Anna Freud, Winnicott e Melanie Klein. Logo em seguida, refletese sobre a importância do uso de atividades lúdicas no ambiente escolar, onde é sintetizada a relação entre a criança e o brincar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa cujo procedimento de coleta de dados envolveu a entrevista com duas profissionais de uma determinada escola do Distrito Federal. Participaram da pesquisa uma psicóloga escolar e uma educadora da pré- escola com o intuito de verificar seus conhecimentos acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil em seu ambiente de trabalho. Um dos pontos importantes foi confrontar a fundamentação teórica com o discurso dos participantes no cotidiano que estão envolvidos. E por fim, faz-se uma análise dos dados obtidos com as concepções dessas profissionais acerca da importância do brincar no contexto escolar. Os resultados demonstraram e pode-se concluir que é possível incluir o lúdico na educação infantil para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e, conseqüentemente, promover o desenvolvimento infantil, além de aprimorar e enriquecer a personalidade da criança pela prática adequada de jogos e brinquedos.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20409712.pdf.txt: 179814 bytes, checksum: 7c1d060333442c764c7cd21cd839d0b0 (MD5) 20409712.pdf: 597115 bytes, checksum: 770cf6d416ed586d318fa62160f1bc27 (MD5) Previous issue date: 2008-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantil-
dc.subjectBrincar-
dc.subjectAprendizagem-
dc.titleA importância do brincar para o desenvolvimento infantil no contexto escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-12pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20409712.pdf583.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.