Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2661
metadata.dc.type: TCC
Title: Quando o espírito de servir ultrapassa os limites da saúde: uma análise da síndrome de Burnout e das estratégias de coping em aeroviários
Authors: Moura Neto, Ruy Francisco de
metadata.dc.contributor.advisor: Isidro-Filho, Antonio
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo primordial identificar e relacionar os fatores indicadores do estresse crônico e das estratégias de enfrentamento entre si, e com os aspectos demográficos de funcionários de uma empresa aérea brasileira. Considerando que o trabalho exercido pelos aeroviários é de atendimento ao público e que esse tipo de trabalho pode levar o indivíduo a altos níveis de estresse e considerando, ainda, que o Burnout tem a necessidade de ser estudado dentro de um contexto que engloba uma série de variáveis, como valores pessoais e organizacionais, idade, cargo etc, esse trabalho procurou fazer as devidas correlações dos dados demográficos e funcionais com essa síndrome. Da mesma forma, também foram tomadas ações semelhantes em relação às estratégias de Coping. Estas últimas também foram analisadas e correlacionadas com as variáveis demográficas e funcionais, assim como com os fatores preditores do Burnout. Desse modo, foram verificadas algumas correlações significativas, como: estratégia de controle e a realização profissional; exaustão emocional e período de trabalho; despersonalização e período de trabalho; realização profissional e atividade física; estratégia de manejo e atividade física, entre outras. A partir desse estudo, foi possível verificar a importância da saúde mental dos trabalhadores para que eles tenham bom desempenho e, conseqüentemente, a empresa tenha resultados positivos.
Keywords: Estratégia de enfrentamento
Estratégia de coping
Síndrome de Burnout
Estresse crônico
Aeroviário
Citation: MOURA NETO, Ruy Francisco de. Quando o espírito de servir ultrapassa os limites da saúde: uma análise da Síndrome de Burnout e das Estratégias de Coping em aeroviários. 2009. 101 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2661
Issue Date: Nov-2009
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20411027.pdf391.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.