Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2703
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, Keilla Andres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:27Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:12Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:27Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:12Z | - |
dc.date.issued | 2007-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2703 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho refere-se a um estudo sobre o fenômeno do fracasso escolar sob diferentes perspectivas: a perspectiva da sociedade, a da escola, a do aluno e a da família como possíveis causadores do fracasso escolar, pois o mesmo não se dá devido a apenas um só fator, mas a causas multivariadas. No que diz respeito ao aluno, alguns autores defendem que os aspectos cognitivos, afetivos, sociais e físicos ou psicomotores influenciam no fracasso escolar e precisam ser trabalhados para que o aluno consiga aprender melhor, percebe-se que esta justificativa acaba por culpabilizar o próprio aluno por seu fracasso, outros autores defendem que o problema da aprendizagem deve mudar o enfoque de “como se ensina” para “como se aprende”, tirando da escola o monopólio da alfabetização colocando no centro dessa questão o aluno que como ser ativo e inteligente. Dentro da perspectiva da escola como produtora do fracasso escolar, há de se destacar que o mesmo pode ser justificado através de aspectos institucionais, má qualidade do ensino, de práticas pedagógicas como a avaliação, os procedimentos, os currículos, o relacionamento professor/aluno já que este está diretamente em estreito contato com o aluno é considerado como primordial no processo de ensino aprendizagem, acredita-se que o preconceito em relação aos seus alunos e exigências além de suas possibilidades podem favorecer o fracasso escolar. Quanto à família, é mostrado que tem seu papel influenciador principalmente no aspecto emocional do aluno, bem como sua motivação para a aprendizagem, pois o não aprender pode expressar uma dificuldade na relação da criança com sua família. A pesquisa está voltada também para uma análise sobre a atuação do psicólogo escolar, não como aquele que aplica testes e elabora diagnósticos e orientações detalhadas que acabam por estigmatizar, rotular e excluir o aluno, mas como profissional que sabe buscar estratégias que possibilitem uma maior relação entre escola e família enfatizando a responsabilidade de ambas no processo de aprendizagem ou seja aquele que tem o papel de agente de mudanças dentro da instituição escolar atingindo alunos, professores, equipe escolar, e comunidade onde estão inseridas as instituições escolares, desenvolvendo atividades preventivas, terapêuticas e de acompanhamento . | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20488229.pdf.txt: 86998 bytes, checksum: 209ce8a89c8f438d5c6b93b26683e8f1 (MD5) 20488229.pdf: 161228 bytes, checksum: 833027d42bd400d30ecf66f676b7c38e (MD5) Previous issue date: 2007-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | - |
dc.subject | Família | - |
dc.subject | Atuação do psicólogo escolar | - |
dc.title | Fracasso escolar: diferentes perspectivas e atuação do psicólogo escolar diante do problema | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20488229.pdf | 157.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.