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dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorReis, Keilla Andrespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:27Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:12Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:27Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:12Z-
dc.date.issued2007-11pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2703-
dc.description.abstractEste trabalho refere-se a um estudo sobre o fenômeno do fracasso escolar sob diferentes perspectivas: a perspectiva da sociedade, a da escola, a do aluno e a da família como possíveis causadores do fracasso escolar, pois o mesmo não se dá devido a apenas um só fator, mas a causas multivariadas. No que diz respeito ao aluno, alguns autores defendem que os aspectos cognitivos, afetivos, sociais e físicos ou psicomotores influenciam no fracasso escolar e precisam ser trabalhados para que o aluno consiga aprender melhor, percebe-se que esta justificativa acaba por culpabilizar o próprio aluno por seu fracasso, outros autores defendem que o problema da aprendizagem deve mudar o enfoque de “como se ensina” para “como se aprende”, tirando da escola o monopólio da alfabetização colocando no centro dessa questão o aluno que como ser ativo e inteligente. Dentro da perspectiva da escola como produtora do fracasso escolar, há de se destacar que o mesmo pode ser justificado através de aspectos institucionais, má qualidade do ensino, de práticas pedagógicas como a avaliação, os procedimentos, os currículos, o relacionamento professor/aluno já que este está diretamente em estreito contato com o aluno é considerado como primordial no processo de ensino aprendizagem, acredita-se que o preconceito em relação aos seus alunos e exigências além de suas possibilidades podem favorecer o fracasso escolar. Quanto à família, é mostrado que tem seu papel influenciador principalmente no aspecto emocional do aluno, bem como sua motivação para a aprendizagem, pois o não aprender pode expressar uma dificuldade na relação da criança com sua família. A pesquisa está voltada também para uma análise sobre a atuação do psicólogo escolar, não como aquele que aplica testes e elabora diagnósticos e orientações detalhadas que acabam por estigmatizar, rotular e excluir o aluno, mas como profissional que sabe buscar estratégias que possibilitem uma maior relação entre escola e família enfatizando a responsabilidade de ambas no processo de aprendizagem ou seja aquele que tem o papel de agente de mudanças dentro da instituição escolar atingindo alunos, professores, equipe escolar, e comunidade onde estão inseridas as instituições escolares, desenvolvendo atividades preventivas, terapêuticas e de acompanhamento .-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFracasso escolar-
dc.subjectFamília-
dc.subjectAtuação do psicólogo escolar-
dc.titleFracasso escolar: diferentes perspectivas e atuação do psicólogo escolar diante do problemapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-11pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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