Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2729
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Madureira, Ana Flávia do Amaral | - |
dc.contributor.author | Barros, Wanessa Muniz Silva | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-02-26T17:27:27Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:16Z | - |
dc.date.available | 2013-02-26T17:27:27Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:16Z | - |
dc.date.issued | 2012-12 | en_US |
dc.identifier.citation | BARROS, Wanessa Muniz Silva. O preconceito e suas implicações práticas na escola e a atuação do psicólogo neste contexto. 2012. 126 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2012. | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2729 | - |
dc.description.abstract | Com base na perspectiva histórico-cultural, este trabalho aborda questões relacionadas às temática do preconceito e das práticas discriminatórias no ambiente escolar, envolvendo as possibilidades de atuação do psicólogo/a nesse contexto. O objetivo desta pesquisa é analisar como tem sido trabalhada a temática do preconceito em sala de aula e as possibilidades de atuação do/a psicólogo/a na escola a partir da percepção dos/as professores/as de uma escola pública do Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas individuais semiestruturadas com apresentação de imagens selecionadas previamente, realizadas com três professores e duas professoras da escola. O estudo indicou a importância de reconhecer o professor como agente de mudança e transformação do espaço de sala de aula, sendo fundamental no processo de reprodução ou enfrentamento de preconceitos a partir de estratégias pessoais e pedagógicas. Tais estratégias são construídas a partir de vivências pessoais e de situações diversas no cotidiano de sala de aula. O estudo indicou também um desconhecimento dos professores em relação à atuação do psicólogo escolar. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-26T17:27:27Z No. of bitstreams: 1 20830449.pdf: 838320 bytes, checksum: 0414c612898d6edd05fe7917668d876b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-02-26T17:27:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20830449.pdf: 838320 bytes, checksum: 0414c612898d6edd05fe7917668d876b (MD5) Previous issue date: 2012-12 | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20830449.pdf.txt: 192430 bytes, checksum: db8cee4b83d3fd63c8be97f786dd3c8e (MD5) license.txt: 362 bytes, checksum: b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 (MD5) 20830449.pdf: 838320 bytes, checksum: 0414c612898d6edd05fe7917668d876b (MD5) Previous issue date: 2012-12 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | O preconceito e suas implicações práticas na escola e a atuação do psicólogo neste contexto | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-12 | en_US |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20830449.pdf | 818.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.