Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2729
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorBarros, Wanessa Muniz Silvaen_US
dc.date.accessioned2013-02-26T17:27:27Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:16Z-
dc.date.available2013-02-26T17:27:27Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:16Z-
dc.date.issued2012-12en_US
dc.identifier.citationBARROS, Wanessa Muniz Silva. O preconceito e suas implicações práticas na escola e a atuação do psicólogo neste contexto. 2012. 126 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2012.-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2729-
dc.description.abstractCom base na perspectiva histórico-cultural, este trabalho aborda questões relacionadas às temática do preconceito e das práticas discriminatórias no ambiente escolar, envolvendo as possibilidades de atuação do psicólogo/a nesse contexto. O objetivo desta pesquisa é analisar como tem sido trabalhada a temática do preconceito em sala de aula e as possibilidades de atuação do/a psicólogo/a na escola a partir da percepção dos/as professores/as de uma escola pública do Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas individuais semiestruturadas com apresentação de imagens selecionadas previamente, realizadas com três professores e duas professoras da escola. O estudo indicou a importância de reconhecer o professor como agente de mudança e transformação do espaço de sala de aula, sendo fundamental no processo de reprodução ou enfrentamento de preconceitos a partir de estratégias pessoais e pedagógicas. Tais estratégias são construídas a partir de vivências pessoais e de situações diversas no cotidiano de sala de aula. O estudo indicou também um desconhecimento dos professores em relação à atuação do psicólogo escolar.-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-26T17:27:27Z No. of bitstreams: 1 20830449.pdf: 838320 bytes, checksum: 0414c612898d6edd05fe7917668d876b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-02-26T17:27:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20830449.pdf: 838320 bytes, checksum: 0414c612898d6edd05fe7917668d876b (MD5) Previous issue date: 2012-12en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20830449.pdf.txt: 192430 bytes, checksum: db8cee4b83d3fd63c8be97f786dd3c8e (MD5) license.txt: 362 bytes, checksum: b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 (MD5) 20830449.pdf: 838320 bytes, checksum: 0414c612898d6edd05fe7917668d876b (MD5) Previous issue date: 2012-12en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleO preconceito e suas implicações práticas na escola e a atuação do psicólogo neste contextopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-12en_US
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20830449.pdf818.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.