Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2751
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Regras em clínica e em relacionamentos amorosos: um estudo de caso |
Authors: | Barros, Fernanda Serôa da Motta Brandão |
metadata.dc.contributor.advisor: | Medeiros, Carlos Augusto de |
Abstract: | O presente trabalho foi elaborado tendo como referência de um lado, o arcabouço teórico construído a partir de estudos teóricos e empíricos realizados na perspectiva da Análise do Comportamento e, de outro, um estudo de caso sobre regras em clínica e em relacionamentos amorosos. O estudo de caso reflete uma determinada experiência de atendimento, que permitiu trazer, para a prática, as discussões dos estudos teóricos abordados. Na medida em que se desenvolvia o atendimento clínico, foram sendo identificados os argumentos teóricos trazidos pelos autores. Nesse contexto, o atendimento clínico sobre o qual se discorre no texto teve como suporte conceitual os pressupostos teóricos relacionados à emissão ou não de regras pelo psicoterapeuta. O caso estudado mostra que as pessoas tendem a seguir regras imprecisas emitidas pela comunidade verbal e que o seguimento dessas regras expõe esses indivíduos a condições aversivas. O objetivo principal da psicoterapia, nesses casos, seria substituir essas regras imprecisas por regras precisas, formuladas pelo próprio indivíduo. A conclusão da pesquisa corrobora com a perspectiva de que a emissão de regras em clínica pelo terapeuta pode ser prejudicial para o processo psicoterápico, enquanto a modelagem por contingências seria a alternativa mais indicada para intervenção clínica. Essa é, portanto, a temática central da presente monografia. |
Keywords: | Psicoterapia comportamental pragmática Regra Modelagem por contingência Relacionamento amoroso |
Citation: | BARROS, Fernanda Serôa da Motta Brandão. Regras em clínica e em relacionamentos amorosos: um estudo de caso. 2010. 54 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2751 |
Issue Date: | Nov-2010 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20525266.pdf | 609.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.