Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorAlexandre, Maria Cecília Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:40Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:25Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:40Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:25Z-
dc.date.issued2008-11pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por finalidade verificar as relações entre o discurso e a prática na inclusão escolar. O objetivo central foi relacionar os fundamentos teóricos, com o discurso da professora de turma inclusiva e sua prática em sala de aula. Como ponto de partida fez-se uma revisão teórica sobre a inclusão, tendo também o relato de experiências do cotidiano, de uma profissional da Secretaria de Educação, sobre a realidade das escolas públicas. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula e entrevista com a profissional de educação. Os dados da pesquisa mostraram que a professora da turma inclusiva interage em todo o momento da aula com os alunos, especialmente pedindo participação e solicitando realização da tarefa. Esses comportamentos ocorrem mais em relação aos alunos diagnosticados, demonstrando a preocupação da professora com a aprendizagem desses alunos. Portanto, foi possível perceber o compromisso profissional que ela tem com a inclusão, sendo sua prática coerente com o discurso.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20781205.pdf.txt: 188448 bytes, checksum: 9a5cff968638e9d089ba079b7974c5e2 (MD5) 20781205.pdf: 417780 bytes, checksum: fb78587f2da3be551603824ee5fd8806 (MD5) Previous issue date: 2008-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão-
dc.subjectRealidade na escola-
dc.subjectRelação teoria e prática-
dc.titleInclusão escolar: relações entre o discurso e a práticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-11pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20781205.pdf407.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.