Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Alexandre, Maria Cecília Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:40Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:25Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:40Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:25Z | - |
dc.date.issued | 2008-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por finalidade verificar as relações entre o discurso e a prática na inclusão escolar. O objetivo central foi relacionar os fundamentos teóricos, com o discurso da professora de turma inclusiva e sua prática em sala de aula. Como ponto de partida fez-se uma revisão teórica sobre a inclusão, tendo também o relato de experiências do cotidiano, de uma profissional da Secretaria de Educação, sobre a realidade das escolas públicas. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula e entrevista com a profissional de educação. Os dados da pesquisa mostraram que a professora da turma inclusiva interage em todo o momento da aula com os alunos, especialmente pedindo participação e solicitando realização da tarefa. Esses comportamentos ocorrem mais em relação aos alunos diagnosticados, demonstrando a preocupação da professora com a aprendizagem desses alunos. Portanto, foi possível perceber o compromisso profissional que ela tem com a inclusão, sendo sua prática coerente com o discurso. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20781205.pdf.txt: 188448 bytes, checksum: 9a5cff968638e9d089ba079b7974c5e2 (MD5) 20781205.pdf: 417780 bytes, checksum: fb78587f2da3be551603824ee5fd8806 (MD5) Previous issue date: 2008-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | - |
dc.subject | Realidade na escola | - |
dc.subject | Relação teoria e prática | - |
dc.title | Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2008-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20781205.pdf | 407.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.