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metadata.dc.type: TCC
Title: A emoção como fator etiológico e conseqüência da obesidade
Authors: Oliveira, Renata Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Rey, Fernando González
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de pesquisar como os fatores emocionais e as relações intrafamiliares podem influenciar no estado nutricional das pessoas. Inicialmente, fez-se uma revisão bibliográfica dos aspectos fisiológicos da obesidade tais como, o que é a obesidade, quais os tipos de obesidade, quais os parâmetros utilizados pela ciência de um modo geral para avaliar o estado nutricional das pessoas e classificá-las como normais ou obesas, etc. Depois, falou-se da ética ao abordar as questões da obesidade, uma vez que os cálculos estipulados pela ciência podem não ser compatíveis com as necessidades e aspirações do sujeito que está sendo avaliado, devendo-se desta forma, respeitar os limites individuais e dando ao paciente o poder de agir para uma mudança de estilo de vida e hábitos alimentares. Psicologicamente, entendemos que o sujeito é social e histórico, possuindo uma subjetividade social e a individual. Sendo assim, não se pode agir de forma determinista nos atendimentos de ajuda, uma vez que as significações da obesidade são específicas para cada um em particular. É neste ponto que entram as emoções, pois representam momento essencial na definição do sentido subjetivo dos processos e relações do sujeito. É também necessário, para a mudança de hábitos alimentares e estilo de vida, uma motivação que impulsione o sujeito a se mobilizar para um novo comportamento. No trabalho de campo, selecionou-se uma paciente que apresentava obesidade de grau III, e utilizou-se dos seguintes instrumentos para a construção de informação: análise de prontuário, entrevista semi-estruturada, complemento de frases e anteriormente a tudo isso, tivemos uma conversa informal da qual colhemos algumas informações importantes. A construção de informação é uma das principais características do nosso trabalho por ser caracterizado como uma pesquisa qualitativa.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2797
Issue Date: Jan-2005
Appears in Collections:PSI - Graduação

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