Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2803
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência do paradigma da complexidade na compreensão das culturas organizacionais
Authors: Miranda, Fernando Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Mota, Leida Maria de Oliveira
Abstract: O presente estudo propõe investigação longitudinal de como os elementos constitutivos das Culturas Organizacionais, tais como Valores, Crenças e Configurações de Poder serão afetados pelo conjunto de idéias agrupadas sob o nome de Teoria da Complexidade, em diferentes Organizações. Propõe-se a abordagem de Pesquisa Qualitativa, para investigar o problema, a partir de uma amostra de colaboradores e Organizações, por meio de entrevistas qualitativas, observação in loco e pesquisa documental. Sugere-se a organização, interpretação e análise dos dados pelos procedimentos da categorização e triangulação intramétodo. Possíveis resultados, a serem discutidos à luz da literatura, poderão mostrar como a Teoria da Complexidade, com seus novos postulados de Mudança dos Paradigmas e Modelos Mentais dos colaboradores, poderá influenciar a compreensão e o comportamento das equipes de trabalho e dirigentes de Organizações, por meio da mudança dos elementos constitutivos de suas Culturas. Entrevistas aprofundadas e pesquisa documental poderão apontar que a Cultura Organizacional é determinante do Desempenho Individual, da Satisfação no Trabalho e da Produtividade das Organizações. Ao final do trabalho, são apresentadas algumas questões relativas às políticas e práticas de recursos humanos, nas Organizações, que ainda seguem o Paradigma Mecanicista e que, portanto, precisam adequar-se aos novos postulados da Teoria da Complexidade.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2803
Issue Date: Jun-2003
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9807457.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.