Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2837
metadata.dc.type: TCC
Title: Interpretação do brincar na clínica psicanalítica
Authors: Melo, Mariana Balduino
metadata.dc.contributor.advisor: Resende, Tânia Inessa Martins de
Abstract: O aparecimento e desenvolvimento da psicanálise renovaram de forma geral o conhecimento da criança. O brincar pode ser considerado como uma forma de manifestação dos conteúdos inconscientes da criança, permitindo que o processo de análise seja efetuado. O presente trabalho visa investigar o fenômeno da interpretação do brincar na clínica psicanalítica infantil, procurando esclarecer a dinâmica desse fenômeno. Busca-se compreender a importância do brincar dentro do desenvolvimento infantil e as formas como o jogo pode operar na criança. Foram analisadas as técnicas psicanalíticas sobre as quais a análise está calcada, enfatizando a interpretação. A partir das relações das teorias sobre o brincar na visão psicanalítica com os conceitos fundamentais desse método, o presente trabalho procura realizar uma articulação do brincar com a técnica de interpretação, analisando tanto o discurso do paciente como as intervenções do analista. Por meio de um caso clínico, procura-se ilustrar o fenômeno do brincar na clínica e a abordagem interpretativa do analista, considerando o jogo como uma manifestação que pertence ao campo da linguagem, caracterizada por imagens, gestos e ações.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2837
Issue Date: Jun-2003
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9857476.pdf153.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.