Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2837
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Interpretação do brincar na clínica psicanalítica |
Authors: | Melo, Mariana Balduino |
metadata.dc.contributor.advisor: | Resende, Tânia Inessa Martins de |
Abstract: | O aparecimento e desenvolvimento da psicanálise renovaram de forma geral o conhecimento da criança. O brincar pode ser considerado como uma forma de manifestação dos conteúdos inconscientes da criança, permitindo que o processo de análise seja efetuado. O presente trabalho visa investigar o fenômeno da interpretação do brincar na clínica psicanalítica infantil, procurando esclarecer a dinâmica desse fenômeno. Busca-se compreender a importância do brincar dentro do desenvolvimento infantil e as formas como o jogo pode operar na criança. Foram analisadas as técnicas psicanalíticas sobre as quais a análise está calcada, enfatizando a interpretação. A partir das relações das teorias sobre o brincar na visão psicanalítica com os conceitos fundamentais desse método, o presente trabalho procura realizar uma articulação do brincar com a técnica de interpretação, analisando tanto o discurso do paciente como as intervenções do analista. Por meio de um caso clínico, procura-se ilustrar o fenômeno do brincar na clínica e a abordagem interpretativa do analista, considerando o jogo como uma manifestação que pertence ao campo da linguagem, caracterizada por imagens, gestos e ações. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2837 |
Issue Date: | Jun-2003 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
9857476.pdf | 153.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.