Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2847
metadata.dc.type: TCC
Title: Depressão infantil: uma discussão do tratamento cognitivo-comportamental
Authors: Costa, Lizziane Paz
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Danilo Assis
Abstract: O presente trabalho vem apresentar os pressupostos das teorias fisiológica, behaviorista e cognitiva sobre a depressão infantil, bem como analisar o tratamento comportamental da criança depressiva, tendo como base essas teorias. Para isso, foram apresentadas as bases históricas da depressão, as principais explicações desse transtorno na criança e uma entrevista com uma psicóloga que atua na clínica comportamental infantil. A teoria fisiológica apresenta a importância dos fatores orgânicos na predisposição do indivíduo à depressão, a ação dos antidepressivos no controle desse transtorno, e uma listagem de alguns sintomas que caracterizam os diferentes transtornos depressivos. A teoria behaviorista explica a influência do reforçamento, da extinção e da punição na causa da depressão. Já a teoria cognitiva expõe a importância das interpretações no desenvolvimento da depressão no indivíduo. Posteriormente, são discutidas as técnicas e estratégias do behaviorismo na atuação clínica com crianças depressivas. Por fim, a partir da análise da entrevista, conclui-se que a maioria das técnicas comportamentais, no tratamento de crianças depressivas, é coerente com as teorias behavioristas, cognitivas e com as teorias fisiológicas.
Keywords: Depressão infantil
Teoria fisiológica
Behaviorista e cognitiva
Tratamento comportamental
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2847
Issue Date: Nov-2003
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9907804.pdf170.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.