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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2847
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Depressão infantil: uma discussão do tratamento cognitivo-comportamental |
Authors: | Costa, Lizziane Paz |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pereira, Danilo Assis |
Abstract: | O presente trabalho vem apresentar os pressupostos das teorias fisiológica, behaviorista e cognitiva sobre a depressão infantil, bem como analisar o tratamento comportamental da criança depressiva, tendo como base essas teorias. Para isso, foram apresentadas as bases históricas da depressão, as principais explicações desse transtorno na criança e uma entrevista com uma psicóloga que atua na clínica comportamental infantil. A teoria fisiológica apresenta a importância dos fatores orgânicos na predisposição do indivíduo à depressão, a ação dos antidepressivos no controle desse transtorno, e uma listagem de alguns sintomas que caracterizam os diferentes transtornos depressivos. A teoria behaviorista explica a influência do reforçamento, da extinção e da punição na causa da depressão. Já a teoria cognitiva expõe a importância das interpretações no desenvolvimento da depressão no indivíduo. Posteriormente, são discutidas as técnicas e estratégias do behaviorismo na atuação clínica com crianças depressivas. Por fim, a partir da análise da entrevista, conclui-se que a maioria das técnicas comportamentais, no tratamento de crianças depressivas, é coerente com as teorias behavioristas, cognitivas e com as teorias fisiológicas. |
Keywords: | Depressão infantil Teoria fisiológica Behaviorista e cognitiva Tratamento comportamental |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2847 |
Issue Date: | Nov-2003 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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