Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2896
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | As emoções sob a perspectiva do paradigma da complexidade |
Authors: | Carvalho, Fernanda de Morais |
metadata.dc.contributor.advisor: | Neubern, Maurício da Silva |
Abstract: | Este trabalho visa desenvolver uma análise crítica sobre a construção do conhecimento em torno das emoções, de forma a revelar conceitos e aspectos contraditórios sobre um tema, até hoje explorado por muitas escolas da psicologia, de forma superficial e simplificadora. Na primeira parte, serão apresentadas as principais influências do paradigma dominante na exclusão da subjetividade, no desenvolvimento da psicologia enquanto ciência e no estudo das emoções. Inspirando-se principalmente na obra de Morin (1998), serão destacados, em um segundo momento, os principais fatores desencadeadores de crise no cenário científico e de que maneira essa crise propiciou à emergência da complexidade permitindo uma reformulação de pensamento no que diz respeito ao estudo das emoções. Nesse sentido, busca-se uma articulação teórica em que seja possível abarcar a complexidade epistemológica da emoção, destituindo-a de noções simplificadoras e mutiladoras. No entanto, é preciso salientar que o desafio maior encontra-se em manter-se um diálogo incessante entre as diversas teorias, para não engendrar, nem mesmo esgotar a complexidade inerente ao tema. |
Keywords: | Emoção Complexidade Subjetividade Paradigma |
Citation: | CARVALHO, Fernanda de Morais. As emoções sob a perspectiva do paradigma da complexidade. 2004. 42 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2896 |
Issue Date: | Jun-2004 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
9960060.pdf | 143.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.