Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2897
metadata.dc.type: TCC
Title: Alcoolismo: influência no processo ensino e aprendizagem de alunos filhos de pais dependentes
Authors: Farias, Petronilia Coelho Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Schneider, Ciomara
Abstract: O presente estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica sobre as questões apresentadas na dinâmica relacional da família que tem, entre seus membros, um dependente alcoólico. Seu objetivo consistiu em desenvolver uma melhor compreensão das relações da família com esse dependente numa perspectiva sistêmica, focalizando essa família como fator competente no resgate desse membro. Foi discutida a função do sintoma do alcoolismo no contexto familiar, com o intuito de esclarecer as relações complexas que o consumo de álcool estabelece com as redes pessoais e sociais do indivíduo, como também as implicações emocionais oriundas desse comportamento alcoólico que envolve o sistema familiar. As estratégias de intervenção terapêutica tiveram como suporte a literatura sistêmica e a abordagem dos grupos de apoio comunitários AA e Al-Anon. Esses modelos utilizados oferecem perspectivas enriquecedoras nesse contexto, no sentido de direcionar tanto o dependente quanto a família para a redefinição de papéis e ressignificação de sentido para o desenvolvimento de suas competências no que se refere ao tema em sua complexidade, pois é na família que se encontra o equilíbrio e a possibilidade de reconstrução dos laços afetivos, levando-se em consideração as experiências e os sentimentos de cada um de seus membros.
Keywords: Alcoolismo
Família
Emoção
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2897
Issue Date: Jun-2006
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20162954.pdf261.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.