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metadata.dc.type: TCC
Title: Sobre a clínica-escola de Psicologia do UniCEUB caracterização dos serviços e clientes: ano 2003
Authors: Werneck, Victor Hugo
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Danilo de Assis
Abstract: Trabalhos de caracterização em clínicas-escola têm sido realizados como forma de propiciar a avaliação e adequação dos serviços, além de servir de referência para os alunos que iniciam seu estágio em clínicas-escola, como forma de contextualizá-los aos serviços que irão prestar. O presente trabalho investigou os protocolos dos clientes da Clínica-escola de Psicologia do UniCEUB (CENFOR) atendidos no ano de 2003 em Brasília. Todos os 693 registros de atendimentos clínicos foram digitados utilizando um formulário do Access e depois analisados descritivamente com a ajuda do SPSS. Foram encontrados na literatura alguns importantes estudos sobre o tema, em amostras brasileiras e estrangeiras. O perfil geral dos clientes atendidos no CENFOR em 2003 foi o seguinte: 70% do sexo feminino; 68% entre 16 e 40 anos; 69 % solteiros; 65% no ensino médio ou acima; Cerca de 1/3 de clientes moradores de Brasília; 65% eram católicos; 68% foi em clínica para adultos; Das 1,058 queixas iniciais registradas entre os clientes, as cinco mais freqüentes foram, em ordem, “Conflito Familiar”, “Autoconhecimento”, “Conflito Amoroso/Sexual”, “Tristeza/Depressão” e “Agressividade/nervosismo”; A média de sessões recebidas por cliente foi de 07 (sete); 55% dos clientes abandonaram ou não tiveram registradas as razões do encerramento de seus atendimentos e; 13% permaneceram sendo atendidos na clínica por mais de um semestre. Comparando os resultados do CENFOR com estudos semelhantes percebemos que existem certas regularidades no perfil dos clientes nas clínicas-escola brasileiras. O grande número de atendimentos, o perfil sócio-demográfico dos clientes, os tipos de queixas clínicas e o índice elevado de encerramentos sem justificativas são algumas das regularidades entre as clínicas-escola. Análises específicas identificaram alguns padrões e distorções marcantes entre os clientes do CENFOR e os de outras clínicas-escola. Por fim foram feitas algumas sugestões para o aprimoramento dos serviços da clínica-escola.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2936
Issue Date: Jun-2005
Appears in Collections:PSI - Graduação

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