Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2959
metadata.dc.type: TCC
Title: Competências profissionais em psicologia organizacional e do trabalho: um estudo com psicólogos atuantes em gestão de pessoas
Authors: Alves, Mariana Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor: Isidro-Filho, Antonio
Abstract: O presente estudo teve como objetivo pesquisar sobre as competências dominantes entre um grupo de psicólogos organizacionais e do trabalho, pesquisados no Distrito Federal. Foi utilizado um instrumento de pesquisa elaborado a partir de um estudo sobre as competências do psicólogo em organizações e trabalho. A fundamentação teórica apresentada discute a importância dessas competências frente ao cenário do trabalho atual e o papel do psicólogo neste contexto. Os resultados mostram a necessidade de desenvolver as competências durante o período acadêmico e na realização do trabalho. Para alcançar os objetivos descritos, foi observada a literatura acerca da Psicologia Organizacional e do Trabalho, Gestão de Pessoas, papel do psicólogo e suas competências, e feito um estudo da evolução desta área da Psicologia. Ainda na reflexão teórica, foram apresentados alguns conceitos sobre competência, discutindo com os principais autores da literatura brasileira. A metodologia compõe-se dos itens estudados, a pesquisa utilizada, a amostra estudada. Foi utilizado um instrumento desenvolvido por Abbad (2004). Assim, este trabalho fundamenta-se no valor dos profissionais de Psicologia dentro das organizações de trabalho e no estudo da evolução da área de Gestão de Pessoas, tão presente no mundo acadêmico, mas nem sempre tão aplicado no dia a dia.
Keywords: Competência profissional
Psicologia organizacional
Psicologia do trabalho
Gestão de pessoas
Citation: ALVES, Mariana Azevedo. Competências profissionais em psicologia organizacional e do trabalho: um estudo com psicólogos atuantes em gestão de pessoas. 2007. 44 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2959
Issue Date: 11-Jul-2007
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20260626.pdf320.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.