Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2975
metadata.dc.type: TCC
Title: Aprendizagem organizacional: análise dos seus mecanismos em uma organização prestadora de serviços de publicidade
Authors: Freire, Julia Chevallier
metadata.dc.contributor.advisor: Isidro-Filho, Antonio
Abstract: A sociedade moderna marcada por aceleradas mudanças e crescente competitividade em mercados locais e global, impacta indivíduos e organizações por meio de exigências de competências adaptativas tanto profissionais quanto organizacionais. Com a preocupação de desenvolver vantagens competitivas, as organizações investem recursos com intuito de compreenderem suas capacidades de aprendizagem com foco na sustentabilidade. A partir dessa premissa, o presente estudo teve por objetivo investigar a percepção de indivíduos acerca dos mecanismos de aprendizagem em uma organização. O fato de a aprendizagem organizacional examinar como as organizações aprendem, aumentando sua competitividade, inovação e eficácia, justificou a escolha deste tema. Para tanto, o referencial teórico discute conceitos e teorias de aprendizagem individual e organizacional, bem como enfatiza a faceta técnica, descrevendo os mecanismos de aprendizagem em organizações. Na presente pesquisa, predominantemente quantitativa, foi utilizada a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações (EMAO), desenvolvida por Isidro-Filho (2006), baseada na proposta de López, Peón e Ordás (2005). A escala é constituída de 22 itens, as quais estão divididas em três fatores: aquisição interna e externa de conhecimento, compartilhamento de conhecimento e codificação e controle de conhecimento. Contendo ainda, uma escala de concordância (ocorrência) do tipo Likert de cinco pontos, campos dissertativos e de informações pessoais e funcionais. A coleta de dados foi realizada em uma empresa de publicidade, alcançando 40 respondentes. O instrumento de pesquisa foi distribuído pessoalmente pela autora deste trabalho aos funcionários da organização estudada. Os dados coletados foram inseridos em um arquivo de dados eletrônico no programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 12.0. Os resultados mostram que os mecanismos de aprendizagem ocorrem, em geral, com alguma frequência, caracterizando um ambiente que propicia aquisição e desenvolvimento de competências individuais e organizacionais. A organização pesquisada, apesar de possuir uma estrutura flexível, facilitando a aquisição, compartilhamento e controle do conhecimento, precisa investir mais em ações para que a aprendizagem organizacional ocorra sempre. Implantar uma comunicação interna e desenvolver atividades de treinamento foi sugerido, por ajudar a aumentar a produtividade e atingir os resultados esperados da empresa.
Keywords: Aprendizagem individual
Aprendizagem organizacional
Mecanismo de aprendizagem
Citation: FREIRE, Julia Chevallier. Aprendizagem organizacional: análise dos seus mecanismos em uma organização prestadora de serviços de publicidade. 2007. 45 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2975
Issue Date: 11-Jun-2007
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20261299.pdf237 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.