Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2997
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Trindade, Márcia Alves dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:07:55Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:50Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:07:55Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:50Z | - |
dc.date.issued | 2007-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2997 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão crítica a cerca da contribuição do brincar no desenvolvimento da criança na fase pré-escolar. Em primeiro foco discorre-se sobre a visão histórica da infância, na qual se pontua que o sentimento da infância foi historicamente construído através dos tempos. Sequencialmente, numa relação direta com a infância é delineado o ato de brincar, sua contribuição e trajetória da Europa na idade medieval até o Brasil - Colônia. Situa-se o brincar como um arcabouço cultural que possibilita a criança participar ativamente de seu contexto social. Finalmente, como alicerce estrutural deste trabalho, salienta-se o brincar e seu papel para o desenvolvimento infantil, com embasamento na teoria vygotskyana. Tal abordagem sintetiza que o brincar permite a criança o acesso e domínio de uma realidade mais ampla e significativa. Como término, promove-se uma discussão tríplice: a criança, o brincar e a educação infantil, na qual se evidencia os ganhos do processo ensino-aprendizagem permeado pelo brincar. Conclui-se ao término deste trabalho que o brincar faculta à criança, na fase pré-escolar, desenvolvimento e crescimento biopsicossocial. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20279652.pdf.txt: 93205 bytes, checksum: aa00e4c646bd24bbf6ca51a0a0bcc753 (MD5) 20279652.pdf: 158824 bytes, checksum: bd57f3bbe2ca935d88000d554e823719 (MD5) Previous issue date: 2007-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo | - |
dc.subject | Criança | - |
dc.subject | Cultura | - |
dc.subject | Vygotsky | - |
dc.subject | Desenvolvimento | - |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | - |
dc.title | A contribuição do brincar no desenvolvimento da criança na fase pré-escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007-12 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20279652.pdf | 155.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.