Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2997
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorTrindade, Márcia Alves dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:55Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:50Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:55Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:50Z-
dc.date.issued2007-12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2997-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão crítica a cerca da contribuição do brincar no desenvolvimento da criança na fase pré-escolar. Em primeiro foco discorre-se sobre a visão histórica da infância, na qual se pontua que o sentimento da infância foi historicamente construído através dos tempos. Sequencialmente, numa relação direta com a infância é delineado o ato de brincar, sua contribuição e trajetória da Europa na idade medieval até o Brasil - Colônia. Situa-se o brincar como um arcabouço cultural que possibilita a criança participar ativamente de seu contexto social. Finalmente, como alicerce estrutural deste trabalho, salienta-se o brincar e seu papel para o desenvolvimento infantil, com embasamento na teoria vygotskyana. Tal abordagem sintetiza que o brincar permite a criança o acesso e domínio de uma realidade mais ampla e significativa. Como término, promove-se uma discussão tríplice: a criança, o brincar e a educação infantil, na qual se evidencia os ganhos do processo ensino-aprendizagem permeado pelo brincar. Conclui-se ao término deste trabalho que o brincar faculta à criança, na fase pré-escolar, desenvolvimento e crescimento biopsicossocial.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20279652.pdf.txt: 93205 bytes, checksum: aa00e4c646bd24bbf6ca51a0a0bcc753 (MD5) 20279652.pdf: 158824 bytes, checksum: bd57f3bbe2ca935d88000d554e823719 (MD5) Previous issue date: 2007-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrinquedo-
dc.subjectCriança-
dc.subjectCultura-
dc.subjectVygotsky-
dc.subjectDesenvolvimento-
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagem-
dc.titleA contribuição do brincar no desenvolvimento da criança na fase pré-escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-12pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20279652.pdf155.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.