Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2997| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | A contribuição do brincar no desenvolvimento da criança na fase pré-escolar |
| Authors: | Trindade, Márcia Alves dos Santos |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Flores, Eileen Pfeiffer |
| Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão crítica a cerca da contribuição do brincar no desenvolvimento da criança na fase pré-escolar. Em primeiro foco discorre-se sobre a visão histórica da infância, na qual se pontua que o sentimento da infância foi historicamente construído através dos tempos. Sequencialmente, numa relação direta com a infância é delineado o ato de brincar, sua contribuição e trajetória da Europa na idade medieval até o Brasil - Colônia. Situa-se o brincar como um arcabouço cultural que possibilita a criança participar ativamente de seu contexto social. Finalmente, como alicerce estrutural deste trabalho, salienta-se o brincar e seu papel para o desenvolvimento infantil, com embasamento na teoria vygotskyana. Tal abordagem sintetiza que o brincar permite a criança o acesso e domínio de uma realidade mais ampla e significativa. Como término, promove-se uma discussão tríplice: a criança, o brincar e a educação infantil, na qual se evidencia os ganhos do processo ensino-aprendizagem permeado pelo brincar. Conclui-se ao término deste trabalho que o brincar faculta à criança, na fase pré-escolar, desenvolvimento e crescimento biopsicossocial. |
| Keywords: | Brinquedo Criança Cultura Vygotsky Desenvolvimento Processo ensino-aprendizagem |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2997 |
| Issue Date: | Dec-2007 |
| Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 20279652.pdf | 155.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.