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metadata.dc.type: TCC
Title: A postura do psicólogo comportamental em setting terapêutico e suas consequências em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem
Authors: Rabello, Rafaela Costa Camões
metadata.dc.contributor.advisor: Isidro-Marinho, Geison
Abstract: O presente trabalho caracteriza-se por ser um projeto de pesquisa para uma futura investigação que visa analisar as conseqüências geradas pela postura do terapeuta em setting terapêutico, no comportamento de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, mais especificamente a Dislalia e a Dislexia. A postura do terapeuta será definida de acordo com a investigação de alguns comportamentos verbais, os comportamentos, ecoico, intraverbal e textual. A pesquisa tem cunho qualitativo e quantitativo, fundamentada em análise de dados coletados a partir da aplicação dos comportamentos verbais que traduzem a postura terapêutica em setting terapêutico, da aplicação dos outros comportamentos verbais, que os da postura do terapeuta, da observação das passagens de expressão dos comportamentos emitidos, tanto do terapeuta, quanto do sujeito pesquisado quando sob a variável postura terapêutica, da observação das passagens de expressão dos comportamentos emitidos dos sujeitos pesquisados, quando sob a variável de comportamentos emitidos pelo psicoterapeuta que não sejam os da postura do terapeuta, da gravação de sessões de psicoterapia dos sujeitos investigados, e, finalmente da triangulação dos dados da manifestação dos sujeitos pesquisados frente à postura do terapeuta e frente a outros comportamentos, aos dados coletados e transcritos do observador e a transcrição das gravações das sessões. Após coletados os dados, utilizar-se-á métodos quantitativos de categorizações de alguns comportamentos emitidos tanto pelo terapeuta quanto pelos sujeitos pesquisados por meio de gráficos. A análise destes comportamentos categorizados será realizada por meio de uma análise comparativa dos resultados. Alguns dados levantados, que fogem à categorização dos comportamentos selecionados, também serão considerados como variáveis relevantes; portanto, dependendo da relevância de tais dados, estes também serão analisados por meio de uma análise com base comparativa com a fundamentação teórica encontrada na introdução da pesquisa. Visa-se, ao término da pesquisa proposta por este projeto, levantar dados significativos que possam vir a contribuir no processo psicoterápico por meio da interação entre psicoterapeuta e seu paciente durante as sessões, através de técnicas específicas de aplicação dos comportamentos verbais no tratamento de pacientes que apresentam dificuldade de aprendizado, manifestados pela Dislalia e Dislexia.
Citation: RABELLO, Rafaela Costa Camões. A postura do psicólogo comportamental em setting terapêutico e suas consequências em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. 2005. 36 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3088
Issue Date: Nov-2005
Appears in Collections:PSI - Graduação

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