Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/318
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Medeiros, Fabrício Juliano Mendes | - |
dc.contributor.author | Rocha, Larissa Xavier | en_US |
dc.date.accessioned | 2012-05-29T23:10:04Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:01:49Z | - |
dc.date.available | 2012-05-29T23:10:04Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2011 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/318 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a relação existente entre o modelo de financiamento de campanhas eleitorais e representação política. O principal parâmetro de análise dessa relação é o estudo da qualidade e do tipo de interesses existentes entre candidatos e financiadores. O exorbitante custo das campanhas eleitorais no Brasil e a troca de favores entre os doadores e os eleitos são as causas principais que justificam o poder econômico como descaracterizador da democracia representativa no Brasil pelo desvirtuamento da representatividade política. O princípio da representatividade democrática é consagrado pela Constituição e, por se tratar de princípio fundamental como fundamento da República Federativa do Brasil, constitui cláusula pétrea, não podendo sofrer restrições no sentido de abolição. Deste ponto decorre a questão fundamental tratada por este trabalho: o financiamento privado de campanhas, ainda que embutido em modelo misto, afeta a representatividade política no Brasil? O financiamento público exclusivo de campanhas, amparado por medidas legais que impedissem e fiscalizassem eficazmente a entrada de verba privada, se apresenta como o modelo teórico que extirparia ou, pelo menos, amenizaria essa influência negativa do privado sobre a res publica do Brasil. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2012-05-29T23:10:04Z No. of bitstreams: 1 20722631.pdf: 267481 bytes, checksum: 42a7667f47da2a2fc23c45b602b86f02 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2012-05-29T23:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20722631.pdf: 267481 bytes, checksum: 42a7667f47da2a2fc23c45b602b86f02 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:01:49Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20722631.pdf.txt: 182561 bytes, checksum: 23c1be05b4800deeb35b127aa00976a7 (MD5) license.txt: 346 bytes, checksum: 6440c47a50909adf871d5cc0caf0b4f9 (MD5) 20722631.pdf: 267481 bytes, checksum: 42a7667f47da2a2fc23c45b602b86f02 (MD5) Previous issue date: 2012-05-29 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Constitucional | pt_BR |
dc.subject | Eleitoral | pt_BR |
dc.subject | Campanha eleitoral | pt_BR |
dc.subject | Financiamento público | pt_BR |
dc.subject | Representação política | pt_BR |
dc.title | O financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais como garantidor do princípio da representatividade política na democracia brasileira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-05-29 | en_US |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20722631.pdf | 261.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.