Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3412
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Estados falidos: conceitos e uma análise comparativa do termo na pós-graduação no Brasil |
Authors: | Souza, Leisa Cardoso de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Apolinário, Silvia Menicucci de Oliveira Selmi |
Abstract: | O debate a respeito dos Estados falidos, no cenário mundial, teve início nos anos de 1980, visando compreender a situação dos países que haviam sido fragilizados no processo de descolonização, e nos anos que sucederam esse período. Nos anos 1990, o debate se voltou às consequências geradas pelos conflitos nesses países, principalmente às violações dos direitos humanos. Já no ano de 2001, com o atentado de 11 de setembro nos Estados Unidos, o debate voltou-se principalmente às questões de segurança. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita a respeito dos Estados falidos na pós-graduação no Brasil. Para tal, procurou-se situar o conceito de Estado no estudo das Relações Internacionais. A partir disso, buscou-se demonstrar os aspectos históricos relacionados à falência estatal, em especial a expansão do sistema de Estados segundo o modelo vestfaliano, o fim da Guerra Fria, o desenvolvimento dos diferentes conceitos de Estados Falidos e a fomentação de debates relacionados ao tema. Por fim, foi feito um levantamento e uma análise das dissertações e teses produzidas no Brasil sobre Estados falidos, com o intuito de averiguar qual o debate predominante na pós-graduação brasileira e quais as contribuições que cada autor trouxe a essa discussão. |
Keywords: | Estado Estado falido Relações internacionais Pós-graduação brasileira |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3412 |
Issue Date: | 18-Jun-2010 |
Appears in Collections: | REL - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20666997.pdf | 720.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.