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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3466
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pires-de-Mello, Maria Catharina | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Renata Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:05:56Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T21:19:10Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:05:56Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T21:19:10Z | - |
dc.date.issued | 2005-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3466 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho acadêmico tem por objetivo investigar algumas incoerências e contradições dentro da sintaxe, em especial, as definições gramaticais de sujeito e predicado na língua portuguesa. Para isso analisou-se algumas gramáticas observando a aplicabilidade das definições dadas ao sujeito e ao predicado, exemplificando-os. De forma que foi possível notar falhas nestas definições entre os gramáticos. Para desenvolver o tema, além de pesquisa bibliográfica, também foi realizado um estudo de caso com alunos da 7.ª série do ensino fundamental e 2ª do ensino médio de escola particular do Distrito Federal. A finalidade deste estudo de caso foi apreender a totalidade de uma situação e desenvolver a complexidade de um caso. Através de um mergulho profundo e exaustivo, em um objeto delimitado de caso possibilitando a análise da realidade social. Comprovou-se que os alunos não são guiados pelas definições gramaticais e sim por treinos gramaticais que fazem durante a vida escolar. E confirmou-se que há a necessidade de uma reavaliação nas gramáticas da língua portuguesa. Os alunos tanto do ensino fundamental como do ensino médio encontraram muitas dificuldades em aplicar as definições de sujeito durante a pesquisa de campo. Foi possível afirmar, por meio desta pesquisa, que os alunos não recordavam todas as terminologias da classificação do sujeito, principalmente, o sujeito agente que está presente quando há voz passiva. Observou-se também que houve pouco conhecimento gramatical acrescido ao alunos da 2ª série do ensino médio em relação aos alunos da 7ª série do ensino fundamental quanto ao sujeito. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T21:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20210581.pdf.txt: 50556 bytes, checksum: 836fd26e61d02cbc554937f44d7e7570 (MD5) 20210581.pdf: 275652 bytes, checksum: 66aba3768aa35e5aaf003b2e2dd019fe (MD5) Previous issue date: 2005-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Análise sintática | - |
dc.subject | Sujeito | - |
dc.subject | Ensino | - |
dc.title | Sujeito: incoerências e contradições da gramática tradicional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005-07 | pt_BR |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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20210581.pdf | 269.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
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