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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPires-de-Mello, Maria Catharinapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Renata Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:05:56Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T21:19:10Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:05:56Zen_US
dc.date.available2013-05-09T21:19:10Z-
dc.date.issued2005-11pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3466-
dc.description.abstractEste trabalho acadêmico tem por objetivo investigar algumas incoerências e contradições dentro da sintaxe, em especial, as definições gramaticais de sujeito e predicado na língua portuguesa. Para isso analisou-se algumas gramáticas observando a aplicabilidade das definições dadas ao sujeito e ao predicado, exemplificando-os. De forma que foi possível notar falhas nestas definições entre os gramáticos. Para desenvolver o tema, além de pesquisa bibliográfica, também foi realizado um estudo de caso com alunos da 7.ª série do ensino fundamental e 2ª do ensino médio de escola particular do Distrito Federal. A finalidade deste estudo de caso foi apreender a totalidade de uma situação e desenvolver a complexidade de um caso. Através de um mergulho profundo e exaustivo, em um objeto delimitado de caso possibilitando a análise da realidade social. Comprovou-se que os alunos não são guiados pelas definições gramaticais e sim por treinos gramaticais que fazem durante a vida escolar. E confirmou-se que há a necessidade de uma reavaliação nas gramáticas da língua portuguesa. Os alunos tanto do ensino fundamental como do ensino médio encontraram muitas dificuldades em aplicar as definições de sujeito durante a pesquisa de campo. Foi possível afirmar, por meio desta pesquisa, que os alunos não recordavam todas as terminologias da classificação do sujeito, principalmente, o sujeito agente que está presente quando há voz passiva. Observou-se também que houve pouco conhecimento gramatical acrescido ao alunos da 2ª série do ensino médio em relação aos alunos da 7ª série do ensino fundamental quanto ao sujeito.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise sintática-
dc.subjectSujeito-
dc.subjectEnsino-
dc.titleSujeito: incoerências e contradições da gramática tradicionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-07pt_BR
Appears in Collections:LET - Graduação

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