Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3466
metadata.dc.type: TCC
Title: Sujeito: incoerências e contradições da gramática tradicional
Authors: Gomes, Renata Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Pires-de-Mello, Maria Catharina
Abstract: Este trabalho acadêmico tem por objetivo investigar algumas incoerências e contradições dentro da sintaxe, em especial, as definições gramaticais de sujeito e predicado na língua portuguesa. Para isso analisou-se algumas gramáticas observando a aplicabilidade das definições dadas ao sujeito e ao predicado, exemplificando-os. De forma que foi possível notar falhas nestas definições entre os gramáticos. Para desenvolver o tema, além de pesquisa bibliográfica, também foi realizado um estudo de caso com alunos da 7.ª série do ensino fundamental e 2ª do ensino médio de escola particular do Distrito Federal. A finalidade deste estudo de caso foi apreender a totalidade de uma situação e desenvolver a complexidade de um caso. Através de um mergulho profundo e exaustivo, em um objeto delimitado de caso possibilitando a análise da realidade social. Comprovou-se que os alunos não são guiados pelas definições gramaticais e sim por treinos gramaticais que fazem durante a vida escolar. E confirmou-se que há a necessidade de uma reavaliação nas gramáticas da língua portuguesa. Os alunos tanto do ensino fundamental como do ensino médio encontraram muitas dificuldades em aplicar as definições de sujeito durante a pesquisa de campo. Foi possível afirmar, por meio desta pesquisa, que os alunos não recordavam todas as terminologias da classificação do sujeito, principalmente, o sujeito agente que está presente quando há voz passiva. Observou-se também que houve pouco conhecimento gramatical acrescido ao alunos da 2ª série do ensino médio em relação aos alunos da 7ª série do ensino fundamental quanto ao sujeito.
Keywords: Análise sintática
Sujeito
Ensino
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3466
Issue Date: Nov-2005
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20210581.pdf269.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.