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metadata.dc.type: TCC
Title: O fenômeno da variação linguística no ensino de Língua Portuguesa: uma análise interpretativa do livro didático
Authors: Oliveira, César Felipe Alves de
metadata.dc.contributor.advisor: Lira, Luciane Cristina Eneas
Abstract: Se espera-se que o aluno obtenha o conhecimento sistemático eficaz de Língua Portuguesa, é preciso, primeiramente, apresentar-lhe a percepção da realidade prática linguística. A língua não é constituída apenas pelo o que está presente nos manuais que regem sua sistematização, a língua é viva e dinâmica. Constitui-se de diferentes modos de uso que se associam às identidades dos diversos grupos sociais, com o objetivo de favorecer sua real intenção, a comunicação. São esses diferentes modos denominados variedades linguísticas. Uma vez que o livro didático é o instrumento de estudo de contato direto com o aluno, é preciso que exponha o fenômeno da variação linguística e permita que o professor medeie discussões e reflexões sobre o que, de fato, é a Língua Portuguesa, desconstruindo o pensamento preconceituoso e tradicionalista de que a Língua Portuguesa é somente o que está presente na gramática.
Keywords: Ensino
Professor
Língua Portuguesa
Variação linguística
Livro didático
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3477
Issue Date: Nov-2011
Appears in Collections:LET - Graduação

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