Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3477| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | O fenômeno da variação linguística no ensino de Língua Portuguesa: uma análise interpretativa do livro didático |
| Authors: | Oliveira, César Felipe Alves de |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Lira, Luciane Cristina Eneas |
| Abstract: | Se espera-se que o aluno obtenha o conhecimento sistemático eficaz de Língua Portuguesa, é preciso, primeiramente, apresentar-lhe a percepção da realidade prática linguística. A língua não é constituída apenas pelo o que está presente nos manuais que regem sua sistematização, a língua é viva e dinâmica. Constitui-se de diferentes modos de uso que se associam às identidades dos diversos grupos sociais, com o objetivo de favorecer sua real intenção, a comunicação. São esses diferentes modos denominados variedades linguísticas. Uma vez que o livro didático é o instrumento de estudo de contato direto com o aluno, é preciso que exponha o fenômeno da variação linguística e permita que o professor medeie discussões e reflexões sobre o que, de fato, é a Língua Portuguesa, desconstruindo o pensamento preconceituoso e tradicionalista de que a Língua Portuguesa é somente o que está presente na gramática. |
| Keywords: | Ensino Professor Língua Portuguesa Variação linguística Livro didático |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3477 |
| Issue Date: | Nov-2011 |
| Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 20904725.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.