Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBessa, Leonardo Roscoe-
dc.contributor.authorTerroso, Maria Manuella Jeháen_US
dc.date.accessioned2012-05-23T18:48:18Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:01:55Z-
dc.date.available2012-05-23T18:48:18Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:01:55Z-
dc.date.issued2011en_US
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/348-
dc.description.abstractMonografia acerca da necessidade de uma conexão entre o Direito do Consumidor e o Direito à Livre Concorrência para que o estudo e garantia de ambos direitos sejam mais completos, a partir da análise da evolução da legislação e da jurisprudência. Para o referente objetivo, apreciam-se os conceitos de concorrência, mercado relevante, poder econômico e poder básico de escolha do consumidor, em especial. Da mesma forma, são analisados conjuntamente os dispositivos legais da Lei nº 8.078/90, como o artigo 39, X, e da Lei nº 8.884/94. Por meio do presente estudo, pode-se constatar que o Direito do Consumidor e o Direito à Livre Concorrência sofrem as conseqüências trazidas pela livre iniciativa de empresas mercantis. Assim, avaliam-se os casos de ato de concentração junto ao Conselho Administrativo de Direito Econômico- CADE, a fim de verificar a relevância que o consumidor tem para o julgamento de tais processos. Logo, evidencia-se a importância que o Direito da Livre Concorrência tem para a garantia do Direito do Consumidor, tendo em vista que o primeiro reflete diretamente no segundo.-
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2012-05-23T18:48:18Z No. of bitstreams: 1 20939050.pdf: 255273 bytes, checksum: 2a9132cd033d9b460dce721839fa37f0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-05-23T18:48:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20939050.pdf: 255273 bytes, checksum: 2a9132cd033d9b460dce721839fa37f0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:01:55Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20939050.pdf.txt: 142430 bytes, checksum: d264a280c99a6d6f247a361721200c7e (MD5) license.txt: 346 bytes, checksum: 6440c47a50909adf871d5cc0caf0b4f9 (MD5) 20939050.pdf: 255273 bytes, checksum: 2a9132cd033d9b460dce721839fa37f0 (MD5) Previous issue date: 2012-05-23en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectPoder de escolhapt_BR
dc.subjectMercado relevantept_BR
dc.titleO direito à livre concorrência: uma conquista para o mercado e para o consumidorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-05-23en_US
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20939050.pdf249.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.