Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3501
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPires-de-Mello, Maria Catharinapt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Jaqueline Alvarengapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:05:58Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T21:19:16Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:05:58Zen_US
dc.date.available2013-05-09T21:19:16Z-
dc.date.issued2005-12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3501-
dc.description.abstractCom base em modernas proposições relativas ao ensino da Gramática Normativa, o presente estudo registra uma leitura crítica do modelo tradicional adotado pelos professores para lecionar essa disciplina. Na primeira parte do trabalho é feita uma fundamentação teórica com auxílio das opiniões dos principais autores que defendem em suas obras a existência de uma reformulação da metodologia utilizada atualmente nas aulas de Língua Portuguesa. No segundo capítulo, os conceitos teóricos selecionados para este estudo são avaliados na prática por meio de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do ensino médio. Constatado estatisticamente a existência do problema, é finalmente sugerida uma reestruturação baseada na proposta do gramático Mário A. Perini o que, após detectar os principais defeitos da disciplina, indica o melhor caminho a ser seguido na busca da solução do problema.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T21:19:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20390087.pdf.txt: 53550 bytes, checksum: 54e0c78b7a375878165c0ac7ab93a1c6 (MD5) 20390087.pdf: 310063 bytes, checksum: 38650c3ae04a050e92e2c4d2ffa8775f (MD5) Previous issue date: 2005-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino da gramática-
dc.subjectLinguística-
dc.titleO ensino da gramática: uma proposta de reformulaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-07pt_BR
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20390087.pdf302.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.