Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/4451
metadata.dc.type: TCC
Title: Desempenho funcional de estudantes do centro de ensino especial de deficientes visuais do DF
Authors: Oliveira, Caline Andrade Alves de
Almeida, Lisandra Samara Melo de
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Valéria Sovat de Freitas
Abstract: O estudo teve como objetivo avaliar o nível de desempenho funcional (habilidades) para realizar atividades de vida diária e a independência das crianças deficientes visuais, estudantes do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais em diferentes faixas etárias. Foi realizado um estudo transversal, no qual foram avaliadas 14 crianças, alocadas em 2 grupos de 7 crianças.O grupo I composto por crianças com idade cronológica de 2 anos ( média de 2,11 anos; desvio padrão de 1,3), o grupo II crianças com 4 anos ( média de 4,6 anos; desvio padrão de 2,9) .Todas foram avaliadas pelo teste funcional PEDI. Os dois grupos apresentaram desempenho funcional abaixo do esperado para crianças da mesma faixa etária. Porém o grupo II, com maior faixa etária, apresentou um escore superior ao grupo I nas habilidades de auto-cuidado e mobilidade. Ambos os grupos necessitaram de ajuda dos cuidadores além da magnitude padronizada para crianças brasileiras. Conclui-se que as crianças deficientes visuais avaliadas apresentaram déficits na execução de habilidades funcionais e na independência para executá-las de forma ativa.
Keywords: Deficiência visual
Desempenho funcional
Criança cega
URI: http://www.repositorio.uniceub.br/handle/123456789/4451
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/4451
Issue Date: 2009
Appears in Collections:FIS - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Lisandra[1].pdf282.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.