Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/691
metadata.dc.type: TCC
Title: Sucessão familiar nas empresas brasileiras: apresentação de proposta de orientação para o processo sucessório nas empresas familiares
Authors: Lima, Luciana Maranhão De Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Abrão, Mariângela
Abstract: A presente monografia demonstra a importância da sucessão familiar nas empresas brasileiras. Geralmente, o fato é visto como, a primeira geração constrói o negócio, a segunda colhe os frutos e a terceira acaba com o que restou. Logo, a expectativa de vida da empresa vai encurtando. A sucessão na empresa familiar é considerada um problema, e consequentemente um fracasso, no crescimento e na manutenção da empresa, porque não há o processo de sucessão devido. Essa é uma tarefa complexa, porque sugerem mudança de mentalidade, visão micro e macro do empreendimento, focado no resultado, por todos os integrantes da família. No processo sucessório é essencial levar em consideração os vínculos afetivos, emocionais e culturais da estrutura familiar, como também, as questões religiosas. Inicialmente foram abordados os conceitos introdutórios sobre sucessão familiar e as particularidades. Em seguida foi apresentada uma proposta de orientação às empresas que vivenciam ou vivenciarão o processo sucessório. Essa proposta, nomeada de manual, explicita passo a passo de como deve ser feita uma sucessão familiar com sucesso. O manual se desenvolveu por meio de uma base conceitual, do que cada empresa familiar deve adotar basicamente para iniciar um processo de sucessão, com compromissos mútuos e esforços para assegurar a continuidade de sociedades de controle familiar.
Keywords: Sucessão familiar
Empresa familiar
Processo de sucessão familiar
Citation: LIMA, Luciana Maranhão de Oliveira e. Sucessões familiar nas empresas brasileiras: apresentação de proposta de orientação para o preocesso sucessório nas empresas familiares. 2006. 40 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/691
Issue Date: Jul-2006
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20301344.pdf277.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.