Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/722
metadata.dc.type: Monografia
Title: Marketing de relacionamento
Authors: Braga, Leonardo Santos da Cunha
Abstract: O marketing, palavra derivada do inglês market, teve seu início na década de 20, porém praticamente não era exercido, tendo em vista que a orientação das empresas na época era voltada somente para a produção, pois tudo que era produzido era vendido. Entre 1925 e 1950, na maioria das nações desenvolvidas a preocupação era com o escoamento dos excedentes da produção, e as empresas apostavam nos anúncios de seus produtos na expectativa de que os consumidores comprassem os mesmos. Na década de 50, após a Segunda Guerra Mundial, houve um aumento da população mundial e a melhoria de suas condições econômicas, provocando um aumento do mercado consumidor e ainda um desejo de consumir, desencadeando a era do marketing. O desenvolvimento da tecnologia, a Internet e o comércio eletrônico influenciaram e mudaram os hábitos de consumo; pode-se comprar praticamente tudo através do computador e sem sair de casa. Esta comodidade aumenta ainda mais o desejo e a facilidade de se consumir bens ou serviços. Também se observa este comportamento consumista no setor de telefonia celular, onde novos serviços oferecidos e modernos modelos de aparelhos telefônicos substituem os antigos, colaborando para o rápido crescimento do setor. Este trabalho tem como objetivo geral, avaliar o perfil deste cliente. Utilizando-se do método dedutivo e de uma pesquisa de campo realizada com uma amostra aleatória simples, pode-se tirar conclusões acerca do perfil deste cliente e do desempenho das ferramentas do marketing. O desfecho do trabalho revela que as empresas conseguem, através das estratégias de marketing, conquistar seus clientes.
Citation: BRAGA, Leonardo Santos da Cunha. Marketing de relacionamento. 2005. 56 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/722
Issue Date: Jan-2005
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20000668.pdf206,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.