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metadata.dc.type: TCC
Title: Educação corporativa e motivação
Authors: Ribeiro, Breno Felipe Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Homero Barbosa
Abstract: Este estudo teve como abrangência a Educação Corporativa como fator motivacional de colaboradores em organizações. Foi abordado este tema pesquisando-se em bibliografias especializadas o conceito e definições da Educação Corporativa, bem como Motivação e os aspectos que ligam as duas áreas, podendo observar a influência da Educação Corporativa como um fator motivacional de colaboradores nas organizações. Foram apresentados fatores fundamentais para que se compreenda o tema, e se possa ligar as duas áreas, abordando assuntos como a evolução da sociedade com o conceito da sociedade do conhecimento, a mudança do cenário mundial com a globalização, apresentando suas particularidades, a importância e ênfase dada ao ser humano neste cenário, bem como os seus valores para a organização, apresentados como capital intelectual. Foram apresentados aspectos gerais da importância da aprendizagem e da criatividade para o desenvolvimento do ser humano. O treinamento foi estudado historicamente, para que se compreenda o tema, observando sua evolução e a ênfase dada no decorrer dos anos após a revolução industrial. Foi apresentado um estudo comparativo entre a educação, o desenvolvimento e o treinamento, para que fique evidente às diferenciações e não se confunda durante o estudo. A Educação Corporativa foi vista em seus aspectos gerais, discutindo-se seus conceitos, importâncias e vantagens para as organizações. Para melhor desenvolver este trabalho, foi-se usada uma metodologia com objetivos exploratórios, o método de abordagem foi o dedutivo e o procedimento utilizado foi o estruturalista. Pode-se concluir que a Educação Corporativa é uma área que surgiu no final do século XX e está em ascensão entre as organizações do início do século XXI. Ela pode trazer diversos benefícios para as organizações que podem focar seus colaboradores em suas estratégias e missões, reduzindo tempo de aprendizado e para os colaboradores, que assim podem ter oportunidades de desenvolvimento, crescimento e reconhecimento. Muito se pode explorar a área de Educação Corporativa e de Motivação em uma organização, traçando as melhores estratégias para trabalhá-la na organização através de programas e assim desenvolver a organização como um todo para que esta possa atingir seus objetivos e possa alcançar um nível de excelência mais alto, com tarefas realizadas das melhores maneiras, se tem uma resposta mais rápida às necessidades dos clientes, contribuindo para um melhor posicionamento no mercado. A área de Motivação é muito ampla podendo encontrar várias novidades e inovações na maneira como é trabalhada em diferentes organizações, neste trabalho procurou-se mantê-la focada aos objetivos de aliá-la à Educação Corporativa. A preocupação com o Ser humano e seu desenvolvimento é a base para compreender os objetivos da área de T&D. Procurou-se apresentar de forma simplificada para o melhor entendimento o assunto, proporcionando uma visão geral sobre o Treinamento e Desenvolvimento no embasamento teórico. O assunto tem uma abrangência muito grande, neste trabalho científico procurou-se explorar os aspectos gerais sobre o tema, dando ênfase às inovações que tem ocorrido na área.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/767
Issue Date: Jan-2005
Appears in Collections:ADM - Graduação

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