Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/773
metadata.dc.type: Monografia
Title: Governanças corporativa em tecnologia da informação: um diferencial na obtenção de vantagem competitiva entre instituições financeiras
Authors: Kawaguti, Cleyton Takashi
Abstract: O tema desenvolvido neste trabalho foi governança corporativa em tecnologia da informação: um diferencial na obtenção de vantagem competitiva entre instituições financeiras. O trabalho foi elaborado por meio de um estudo qualitativo, em que baseado no método de abordagem dedutivo e pesquisa documental, buscou-se analisar, diante do cenário da era da informação e da gestão do conhecimento, como a governança corporativa relacionada à área de TI pode desempenhar um papel estratégico nas organizações. Por meio da interação entre os princípios da boa governança corporativa e processos eficientes de tecnologia da informação, foi possível estabelecer um panorama inicial que serviu como subsídio para o desenvolvimento do assunto até a chegada ao ponto focal do trabalho: a governança de TI. Dentro desse tema, foram exploradas diversas questões relacionadas, envolvendo desde fatores históricos, passando pelo processo de implementação e padrões utilizados até a sua aplicabilidade prática. Estabeleceu-se, um paralelo entre a governança corporativa aplicada às organizações e a governança de TI aplicada às instituições financeiras, onde possibilitou um estudo comparativo dos seus elementos-chave, analisando suas contribuições em relação à geração de valores e processos decisórios de caráter estratégico. Sendo possível, assim, verificar a influência do exercício da governança de TI em prol de um maior desempenho organizacional. O trabalho teve seu embasamento teórico construído a partir de pesquisas bibliográficas em livros relacionados aos temas abordados, com destaque para três: o primeiro, governança corporativa, dos autores Adriana Andrade e José Paschoal Rosseti, que propiciou uma ampla visão inicial sobre a governança, suas origens, princípios e contextualização no Brasil. O segundo, do original inglês IT Governance, dos autores Peter Weill e Jeanne Ross, forneceu relevantes informações relacionadas a aspectos teóricos da governança de TI e o terceiro, Implantando a governança de TI, dos autores Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladimir Ferraz de Abreu, contribuiu com material de caráter prático envolvendo a governança de TI. A governança corporativa, e ainda mais a governança de TI, que surgiu somente nesta década como um de seus derivados, são temas relativamente novos, por isso o referencial bibliográfico que trata especificamente dos assuntos ainda é escasso. Mas, com o crescente interesse da classe empresarial e também da população, de uma maneira em geral, por artigos envolvendo governança e tecnologia da informação, essa realidade tende a sofrer mudanças rápidas e significativas.
Keywords: Governança corporativa
Era da informação
Tecnologia da informação
Governança de TI
Citation: KAWAGUTI,Cleyton Takashi. Governança corporativa em tecnologia da informação: um diferencial na obtenção de vantagem competitiva entre instituições financeiras. 2008. 51 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/773
Issue Date: Jan-2008
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20137173.pdf234.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.