Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/792
metadata.dc.type: Monografia
Title: Fluxo de caixa um estudo de caso na Merco construções e incorporações
Authors: Almeida, Augusto Cesar Bimbato
Abstract: O presente estudo visa abordar a importância do fluxo de caixa como ferramenta para o planejamento e controle financeiro. Em um ambiente de concorrência acirrada, o descaso em relação ao uso e aplicação dos recursos monetários é muitas vezes a diferença entre o sucesso e o fracasso. Dessa forma, para um gestor, é de grande relevância o conhecimento das estimativas de ingressos e desembolsos financeiros e possíveis alternativas de investimentos. A primeira parte desta monografia apresenta a metodologia aplicada para o desenvolvimento do estudo, onde foram realizadas a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a observação. Na segunda parte foram abordados temas como: objetivos da administração financeira, funções da administração financeira, capital de giro, administração de disponibilidades, administração de valores a receber, administração de estoques e fluxo de caixa. Na terceira parte é apresentado o estudo de caso na Merco Construções e Incorporações, onde se encontra um relato do histórico e da estrutura geral da empresa. Diante das informações obtidas no estudo de caso foi realizada uma análise, confrontando a teoria mencionada, com os dados da organização e a apresentação de um modelo de fluxo de caixa que se adaptasse às necessidades da mesma. Chega-se a conclusão, que em relação ao objetivo geral deste trabalho, que consiste na apresentação de um modelo de fluxo de caixa para a empresa e a identificação de pontos que podem ser melhorados na gestão financeira, o mesmo foi alcançado.
O presente estudo visa abordar a importância do fluxo de caixa como ferramenta para o planejamento e controle financeiro. Em um ambiente de concorrência acirrada, o descaso em relação ao uso e aplicação dos recursos monetários é muitas vezes a diferença entre o sucesso e o fracasso. Dessa forma, para um gestor, é de grande relevância o conhecimento das estimativas de ingressos e desembolsos financeiros e possíveis alternativas de investimentos. A primeira parte desta monografia apresenta a metodologia aplicada para o desenvolvimento do estudo, onde foram realizadas a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a observação. Na segunda parte foram abordados temas como: objetivos da administração financeira, funções da administração financeira, capital de giro, administração de disponibilidades, administração de valores a receber, administração de estoques e fluxo de caixa. Na terceira parte é apresentado o estudo de caso na Merco Construções e Incorporações, onde se encontra um relato do histórico e da estrutura geral da empresa. Diante das informações obtidas no estudo de caso foi realizada uma análise, confrontando a teoria mencionada, com os dados da organização e a apresentação de um modelo de fluxo de caixa que se adaptasse às necessidades da mesma. Chega-se a conclusão, que em relação ao objetivo geral deste trabalho, que consiste na apresentação de um modelo de fluxo de caixa para a empresa e a identificação de pontos que podem ser melhorados na gestão financeira, o mesmo foi alcançado.
Citation: ALMEIDA, Augusto César Bimbato de. Fluxo de caixa um estado de caso na Merco construções e incorporações. 2006. 53 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/792
Issue Date: Jan-2006
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20200139.pdf199,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.