Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/803
metadata.dc.type: Monografia
Title: Estudo da aplicação da racionalização do trabalho e otimização do tempo no departamento de orçamento e finanças no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT
Authors: Vashist, Vitor Joao Fachini
Abstract: Quando se pensa em órgão público logo vem a mente uma idéia de uma instituição estigmatizada pela lentidão, morosidade, retrabalho, demora na solução de problemas, excesso de burocracia, insatisfação dos servidores, entre outros. Isso se deve, principalmente, pela falta de uma gestão adequada, que preze de fato pela melhoria do serviço. Apesar de existirem algumas restrições legais que impedem mudanças, a maior parte do funcionamento administrativo pode ser melhorado com as teorias e técnicas disponibilizadas pelos estudiosos da Administração. Trabalhos desnecessários e servidores presos a tarefas sem poder de decisão são fatores típicos da Administração Pública e percebido com demasia no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), mais precisamente no Departamento de Orçamento e Finanças (DOF). Para avaliar esses problemas e encontrar possibilidades de melhorias foi feita uma análise de caráter exploratório. Primeiro uma investigação sobre o problema, depois aplicou-se um questionário para saber qual era a percepção dos funcionários em relação ao andamento das tarefas do setor, e por fim, depois de coletados todos os dados, foi realizado uma observação pessoal, conectando as respostas dos entrevistados com a teoria estudada. A proposta de melhoria no fluxo do processo no DOF foi plausível a partir do estudo dos conceitos de organização racional do trabalho, fluxograma, layout, burocracia e empowerment. A partir desse contexto formou-se uma análise crítica fundamentada no estudo da melhoria da eficiência do Departamento, com preocupação também na parte humana da organização. O foco do trabalho foi encontrar uma maneira de melhorar a disposição física da estrutura do setor, aprimorar e eliminar os fluxos desnecessários e dar maior poder de decisão aos servidores.
Keywords: Eficiência
Racionalização do trabalho
Empowerment
Citation: VASHIST, Vitor João Fachini. Estudo da aplicação da racionalização do trabalho e otimização do tempo no departamento de orçamento e finanças no Ministério Público do Distrito Federal . 2008. 51 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/803
Issue Date: Jan-2008
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20200983.pdf252,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.