Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/836
metadata.dc.type: TCC
Title: Endomarketing: um estudo de caso na secretaria de controle interno do Superior Tribunal de Justiça
Authors: Borba, Thainara Perdiz de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor: Gagliardi, Marcelo
Abstract: Esta monografia apresenta as principais idéias sobre o Endomarketing ou marketing interno. Essa ferramenta de gestão vem sendo empregada cada vez mais pelo setor de serviços e pretende oferecer um ambiente interno motivador, de forma que seus funcionários conheçam todos os objetivos da organização e melhorem o nível de comunicação com outras hierarquias. O marketing interno propõe uma integração dos funcionários com os processos internos da estrutura organizacional, bem como a melhoria das relações interpessoais. O endomarketing apóia-se na idéia de que os funcionários podem contribuir muito para o aumento da produtividade, desde que a empresa crie condições propícias para isto. Este trabalho teve como principal objetivo demonstrar as características do endomarketing, as quais podem contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho na Secretaria de Controle Interno do Superior Tribunal de Justiça. A pesquisa aplicada na monografia teve cunho exploratório, focando em um estudo de caso no Superior Tribunal de Justiça – STJ, mais especificamente na Secretaria de Controle Interno – SCI. Utilizou-se a técnica de aplicação de questionários, composto de perguntas fechadas para levantamento de dados. O embasamento teórico foi composto a partir de referências bibliográficas e sites que abordavam o tema em questão. Foram apresentados pontos relevantes como: conceitos de marketing, endomarketing, suas características e fundamentos, contribuição da área de recursos humanos ao programa, instrumentos utilizados, fases para sua implementação, avaliação e resultados adquiridos. Desta forma, por meio dos questionários avaliados, foi possível concluir a importância do endomarketing nas organizações públicas.
Citation: BORBA, Thainara Perdiz de Jesus. Endomarketing: um estudo de caso na secretaria de controle interno do Superior Tribunal de Justiça. 2006. 61 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/836
Issue Date: Jul-2006
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20275130.pdf245.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.