Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/959
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão do conhecimento: Do aprendizado individual ao aprendizado organizacional
Authors: Miranda, Karina Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Homero Barbosa
Abstract: O mundo passa por mudanças de paradigmas. As organizações estão saindo da Era Industrial em que as máquinas são o principal ativo e entrando na Era do Conhecimento, em que as pessoas são consideradas a chave do conhecimento organizacional. Começou-se a valorizar o capital intelectual das empresas. Tendo em vista este cenário, esta pesquisa tem como tema a Gestão do Conhecimento e procura analisar como o aprendizado individual evolui para o aprendizado organizacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e o método de abordagem é o dedutivo. Por meio de livros, revistas científicas e artigos de periódicos, buscou-se discutir assuntos correlatos ao tema como a criação do conhecimento nas empresas, o aprendizado individual e o aprendizado organizacional. Também são apresentados e discutidos os fatores que aceleram o processo de criação do conhecimento nas organizações e as barreiras que impedem as organizações de gerar conhecimento. A pesquisa mostrou que a mudança para a Era do Conhecimento traz grandes desafios às organizações, e que o aprendizado organizacional só ocorre quando a estrutura e os valores da organização também são revistos.
Keywords: Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Aprendizagem individual
Criação do conhecimento
Citation: MIRANDA, Karina Santos de. Gestão do conhecimento do aprendizado individual ao aprendizado organizacional. 2007. 41 f. Monografia (Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/959
Issue Date: Jan-2007
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20450520.pdf155.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.