Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/960
metadata.dc.type: Monografia
Title: O comportamento do consumidor: a influência do ambiente físico na compra em lojas de shopping centers no Distrito Federal
Authors: Silva, Kassiane Araújo
Abstract: Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas vêm buscando novas formas de atrair clientes e criar diferencial competitivo das mesmas frente aos seus concorrentes. Assim, já não basta produzir um produto, é necessário conhecer o cliente, sempre mais exigente, no intuito de suprir suas necessidades, desejos e expectativas. Com essa finalidade, o comportamento do consumidor vem sendo explorado por muitas empresas para se entender por que as pessoas compram, e assim, prover suas necessidades. A influência dos fatores cor, iluminação, musicalidade, decoração, tematização, localização e layout do ambiente físico no consumidor é demonstrada nos vários tipos de lojas. Neste trabalho a ênfase foi na análise da influência desses fatores do ambiente físico da loja na compra de bens/serviços, principalmente em lojas de shopping centers no Distrito Federal. Para isso, identificou-se o ambiente físico, analisou-se a bibliografia pertinente a fim de levantar informações sobre a influência do ambiente físico na compra e os fatores desse ambiente que influenciam a mesma e compararam-se esses dados obtidos com os do comportamento de compra em lojas de shopping centers no Distrito Federal. Nota-se a importância deste estudo, uma vez que, conforme Solomon (2002), mais da metade das compras de varejo, com exceção de automóveis e gasolina, são realizadas em shopping centers. Os métodos de pesquisa utilizados foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Foram aplicados cem questionários em locais públicos. Com esses, foram obtidos dados sobre a influência dos fatores do ambiente físico na compra em lojas de shopping centers do Distrito Federal, para compará-los aos dados teóricos a respeito da influência do ambiente físico das lojas na compra. É importante conhecer as influências do ambiente físico aqui abordadas e os resultados desta pesquisa, uma vez que, quanto mais ferramentas as empresas dispor para atrair clientes e influenciá-los a comprar mais, maiores são as chances de aumentar sua lucratividade, criando assim, diferencial no mercado. Nota-se a importância de saber utilizar-se da cor, iluminação, musicalidade, decoração, tematização, localização e layout da loja para provocar nos consumidores efeitos desejados, em especial o de compra. É saber realizar vendas de acordo com as experiências proporcionadas aos consumidores.
Keywords: Influência situacional
Influência do ambiente físico no comportamento do consumidor
Influência do ambiente físico na compra em loja de shopping centers do DF
Citation: SILVA, Kassiane Araújo. O comportamento do consumidor: a influência do ambiente físico na compra em lojas de shopping centers no Distrito Federal. 2007. 45 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/960
Issue Date: May-2007
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20450533.pdf317,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.